Porto Alegre, quarta-feira, 23 de outubro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
27°C
16°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0340 4,0360 0,98%
Turismo/SP 4,0280 4,2760 0%
Paralelo/SP 4,0500 4,2700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
192464
Repita o código
neste campo
 
 

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e as edições
dos últimos
5 anos do JC.


 
para folhear | modo texto
 
imprimir IMPRIMIR

Notícia da edição impressa de 07/05/2013

Mais de 40 anos de serviços prestados

joão mattos/jc
Antônio Carlos Silva e Bira atuam na gráfica desde os anos 1970
Antônio Carlos Silva e Bira atuam na gráfica desde os anos 1970

Muitos colaboradores do Jornal do Comércio têm décadas de serviços prestados à empresa. Três deles já levam mais de 40 anos na casa: Antônio Carlos Silva e Antônio Carlos de Oliveira, da impressão, e João Egydio Gamboa, da redação. Os homônimos Antônio Carlos entraram juntos no jornal em 1972, na distribuição. Silva passou para a gráfica logo no primeiro ano. Oliveira, 56 anos, mais conhecido como Bira, entre colegas antigos, foi para a área industrial do JC um pouco depois.

Bira tinha 15 anos quando começou a entregar jornais nos altos da Protásio Alves. Logo, passou para o encarte, como auxiliar de expedição, e já em 1973 era subchefe do setor. O jovem chegou a assumir a chefia da expedição e organizava a entrega do jornal. Esteve um tempo na manutenção e, em 1976, começou a trabalhar “nas máquinas”.

Já era o sistema de offset e Bira, mais uma vez, aprendeu todas as etapas. Colocou bobinas nas rotativas, tinta nas máquinas, recolheu jornal da esteira. Também aprendeu a parte técnica - regulagem das tintas, gravação de chapas. Depois de ter sido subchefe, assumiu a coordenação da impressão nos últimos anos. “Adoro o jornal e quero seguir trabalhando e aprendendo”, planeja.

João Egydio Gamboa, 70 anos, é outro profissional que atuou em diversos setores. Natural de Santa Vitória do Palmar, fez a faculdade de Jornalismo na Ufrgs e um estágio na sucursal do Jornal do Brasil. Foi ainda revisor do Diário Oficial do Estado até ingressar no Jornal do Comércio em 25 de maio de 1970. “Foi o primeiro aniversário sem o seu Jenor”, lembra Gamboa, com 43 anos de JC.

Começou como repórter de geral, passou por esportes e economia, onde cobria agropecuária - entrevistou ministros da Agricultura e comandou coberturas da Expointer. Em 1977 foi alçado à chefia de reportagem. Introduziu melhorias no 2º Caderno, como uma mesa redonda de especialistas para discutir temas econômicos, e no início dos anos 1980 se tornou secretário de redação.

Nos últimos 15 anos, atua como editor-assistente de Política. Gamboa recebeu diversos convites para sair do JC - desde outros veículos até de órgãos governamentais, como a Eletrosul. Mas optou por permanecer no Jornal do Comércio, onde se sente em casa.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR