Porto Alegre, quarta-feira, 23 de outubro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
25°C
27°C
16°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0340 4,0360 0,98%
Turismo/SP 4,0280 4,2760 0%
Paralelo/SP 4,0500 4,2700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
173719
Repita o código
neste campo
 
 

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e as edições
dos últimos
5 anos do JC.


 
para folhear | modo texto
 
imprimir IMPRIMIR

Notícia da edição impressa de 07/05/2013

Jornal teve sedes no Centro e na João Pessoa

Desde sua fundação, o Jornal do Comércio já passou por cinco sedes. A primeira foi na rua da Ladeira - General Câmara, 28, Centro de Porto Alegre. O prédio que abrigava a sala alugada por Jenor Cardoso Jarros para sediar o Consultor do Comércio, de 1933 a 1935, já não existe mais.

O segundo espaço a receber a publicação ainda está em pé e restaurado. Trata-se do Mercado Público - o periódico ficava nos altos da construção, na Galeria Municipal, 91/109. E ali ficou até 1940, quando o presidente Getúlio Vargas inaugurou o Palácio do Comércio, projetado pelo arquiteto José Lutzenberger (pai do ecologista homônimo).

O Consultor do Comércio foi um dos primeiros inquilinos do edifício e, mais de 70 anos depois, mantém até hoje uma sala no endereço. Primeiro foi na sala 227 do edifício da Associação Comercial e da Federasul. Depois, nos anos 1950, passou a ocupar os conjuntos 127 e 129, para ter maior facilidade operacional - a equipe já era bem maior e a impressão era feita com uma máquina meia-folha Mercedes. Atualmente, mantém um escritório na sala 506.

A primeira sede própria foi adquirida no final da década de 1950, antes de o jornal se tornar diário, em 1960. Uma ampla casa na rua Siqueira Campos, 866, com fundo para a avenida Mauá, passou a abrigar toda a área jornalística, oficinas e impressão - a parte administrativa seguiu no Palácio do Comércio. O imóvel do jornal foi atingido pela enchente de 1967. No ano seguinte, o JC saiu dali e o casarão deu lugar a um edifício-garagem.

Em 1968, ocorreu a mudança para o primeiro endereço do Jornal do Comércio fora do Centro de Porto Alegre: avenida João Pessoa, 1.282. Hoje, depois de 45 anos no local, a casa do JC na avenida é uma referência no bairro, a ponto de a parada de ônibus local chamar-se Estação Jornal do Comércio. Mas a sede em que o diário se consolidou como jornal de economia e negócios do Rio Grande do Sul será substituída em breve. O jornal comprou um novo imóvel, mais amplo, na avenida Pernambuco, zona Norte da Capital, futuro endereço do JC.

Fotos: Jornal funcionou nos altos do Mercado Público de 1935 a 1940 (Foto Antonio Paz/JC). Palácio do Comércio centralizou atividades nas décadas de 1940 e 1950 (Foto Jonathan Heckler/JC). Primeira sede própria, na Siqueira Campos, abrigou o JC até 1968 (Foto arquivo JC). Imóvel na avenida João Pessoa é a casa do Jornal há 45 anos (Foto Ronny Blas/Arquivo/JC)
COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR