Porto Alegre, segunda-feira, 17 de junho de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
20°C
25°C
18°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,8980 3,9000 1,16%
Turismo/SP 3,8500 4,0400 1,00%
Paralelo/SP 3,8600 4,0500 0,99%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
401317
Repita o código
neste campo
 
 
 
imprimir IMPRIMIR

Notícia da edição impressa de 27/08/2012

Expointer contempla diversos segmentos

MARCO QUINTANA/SISTEMA FARSUL/DIVULGAÇÃO/JC
Tarso, Sperotto e Mendes conheceram a desossa de carcaças na Vitrine da Carne Gaúcha
Tarso, Sperotto e Mendes conheceram a desossa de carcaças na Vitrine da Carne Gaúcha

Nas primeiras horas do sábadom famílias inteiras já circulavam na feira em busca de atrações variadas - são quase 400 eventos programados até o dia 2 de setembro. Foi com este clima que, no sábado, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e o governador Tarso Genro deram o pontapé inicial no evento que neste ano dá sinais de recuperação do setor.

Após um longo período de estiagem - que levou a quebra de 43,8% da safra de soja e 40% das lavouras de milho, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento - , a previsão dos organizadores é de bons negócios em termos gerais. “Temos uma boa expectativa com os resultados de vendas de animais”, garante Francisco Schardong, diretor da Farsul. Segundo ele, a pecuária, setor mais tradicional da feira, dá sinais de que pode superar os números do ano passado, quando foram comercializados R$ 11,7 milhões.

A meta do governo gaúcho é fazer com que a feira supere todos os resultados anteriores. “A Expointer tem um grande significado, local do evento onde pretendemos fortalecer as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, ovinocultura e outros setores”, declarou o governador. Neste ano, o evento traz a marca da inovação e da qualidade como fatores para impulsionar a economia gaúcha e reverter o quadro de prejuízos. A grande aposta desde ano é na tecnologia como aliada para driblar os efeitos do clima.

O uso de técnicas e equipamentos adequados para a irrigação permite maior controle da produção. Exemplos disso são instrumentos como o tráfego controlado, o uso de GPS com correção em tempo real e o piloto automático. O uso dessas novas tecnologias possibilitou reduzir de 30% a 50% as perdas na soja após a estiagem no Rio Grande do Sul. Abordando o tema da irrigação, Tarso destacou que tais inovações são importantes para o setor, mas não são solução à estiagem. “Irrigação não é um instrumento a ser usado em seca. É para aumentar a produtividade em qualquer tempo. Os Estados Unidos têm alto uso de irrigação, mas isso não evitou as perdas com a seca. O importante é produzir mais com o mesmo espaço”, afirmou.

Pelo quarto ano consecutivo, a Vitrine da Carne Gaúcha, promoção da Farsul, chamou a atenção de curiosos em conhecer como funciona a desossa de carcaças de bovinos e suínos. Tudo ao vivo e a cores para o público. As autoridades presentes no parque também se renderam à atração, que foi apresentada pelo presidente Carlos Sperotto. O dirigente aproveitou a ocasião para oferecer os cortes em demonstração para serem utilizadas na cozinha da Casa Branca, residência oficial do governo estadual em Esteio.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR