Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

eleições 2022

- Publicada em 03 de Outubro de 2022 às 00:46

Bolsonaro diz que 'venceu a mentira' e critica institutos de pesquisa

Chefe do Executivo também afirmou que entra na segunda rodada da disputa com "confiança total"

Chefe do Executivo também afirmou que entra na segunda rodada da disputa com "confiança total"


EVARISTO SA/AFP/DIVULGAÇÃO/JC
Agência Estado
Após o resultado do primeiro turno da eleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou no final da noite de domingo os institutos de pesquisa e disse que "venceu a mentira". O chefe do Executivo também afirmou que entra na segunda rodada da disputa com "confiança total" e atribuiu o fato de ter ficado atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à percepção de perda de poder de compra por parte da população.
"Entendo que é uma vontade de mudar por parte da população, mas têm certas mudanças que podem vir para pior. E a gente tentou durante a campanha mostrar esse outro lado, mas parece que não atingiu a camada mais importante da sociedade", declarou o presidente, em pronunciamento à imprensa. "Nós vencemos a mentira no dia de hoje. Estava o Datafolha aí dando 51% a 30 e poucos. Vencemos a mentira", emendou.
Bolsonaro ressaltou que no segundo turno o tempo de TV passa a ser igual para os dois candidatos. "Nós vamos agora mostrar melhor para a população brasileira, em especial a classe mais afetada, que (a crise econômica) é consequência da política do "fique em casa", é consequência de uma guerra lá fora, de uma crise ideológica também", afirmou o candidato à reeleição.
Com quase 100% das urnas apuradas, Lula tem 48,39% dos votos válidos, contra 43,23% de Bolsonaro. A pesquisa Datafolha divulgada na véspera da eleição apontava o petista com 50% e o candidato à reeleição com 36%. O levantamento do Ipec, por sua vez, mostrava o candidato do PT com 51% e o chefe do Executivo com 37%.
"Vou aguardar o parecer das Forças Armadas, que ficaram presentes hoje lá na sala-cofre (do TSE)", disse Bolsonaro, ao ser questionado sobre as urnas eletrônicas. O presidente também disse sobre a "desmoralização" dos institutos de pesquisa que apostavam uma votação menor para ele no primeiro turno. "Acho que não vão continuar fazendo pesquisa", provocou.
Campanha
Bolsonaro também disse que vai conversar com o governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema, para obter o apoio do político do Novo no segundo turno das eleições contra Lula. O presidente afirmou, ainda, que recebeu uma ligação do governador reeleito do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que é seu correligionário. De acordo com o chefe do Executivo, a campanha vai focar agora nos três maiores colégios eleitorais do País: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO