Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Eleições 2022

- Publicada em 05 de Agosto de 2022 às 20:59

Corrida ao governo do Estado tem pelo menos dez candidatos

Seis candidaturas trabalham com coligações e quatro disputarão a eleição com chapa pura

Seis candidaturas trabalham com coligações e quatro disputarão a eleição com chapa pura


CARLOS CHAVES/ARQUIVO/JC
No último dia para os partidos definirem as coligações e candidatos para as eleições de 2022 – as convenções partidárias deve acontecer até 5 de agosto – pelo menos dez candidatos ao governo do Estado já haviam sido confirmados. Seis candidaturas contam com coligações; quatro serão as chamadas chapas puras, com um único partido. Nesta sexta-feira (5), até o fechamento da reportagem, mais três chapas majoritárias haviam sido consolidadas. A chapa liderada pelo candidato a governador Onyx Lorenzoni (PL) anunciou o nome da candidata a vice-governadora, a vice-prefeita de Guaíba Claudinha Jardim. O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) será candidato ao Senado. Outra chapa formada nesta sexta foi a do candidato a governador Vieira da Cunha (PDT), cuja legenda fechou uma aliança com o Avante. A candidata a vice será a vereadora de Passo Fundo Professora Rejane (PDT) e o nome ao Senado, Ronaldo Teixeira (Avante). O PSC, que lançou o empresário Roberto Argenta como candidato a governador, também completou sua chapa nesta sexta: Nivea Rosa (SD) será candidata a vice-governadora; e Maristela Zanotto (PSC), a senadora. A Frente Humanista Cristã é o nome da coligação entre PSC, SD e Agir.Nesta quinta-feira (4), o União Brasil confirmou o apoio à candidatura do ex-governador Eduardo Leite (PSDB), mesmo sem indicar o candidato à vice-governador. O vice de Leite será o deputado estadual Gabriel Souza (MDB) e a candidata ao Senado, Ana Amélia Lemos (PSD). A coligação é formada por PSDB, MDB, PSD, Cidadania, UB e Podemos.O candidato ao Palácio Pirartini do PT é o deputado estadual Edegar Pretto. Seu vice será Pedro Ruas (PSOL) e o candidato a senador, o ex-governador Olívio Dutra (PT). A coligação conta com PT, PSOL, PCdoB, Rede e PV.Pela coligação PP-PTB, o senador Luis Carlos Heinze (PP) concorrerá a goverador; a vereadora de Porto Alegre Tanise Sabino (PTB) será a vice; e a também vereadora da Capital Comandante Nádia (PP), disputará o Senado.Entre as chapas puras, está o Novo, cujo candidato ao Piratini é o advogado Ricardo Jobim; o vice, Rafael Dresch; e o nome ao Senado não havia sido oficializado até o fechamento da reportagem. Pelo PSB, o ex-vice-governador Vicente Bogo (PSB) disputará a governo do Estado; Josiane Paz (PSB) concorrerá a vice-governadora; e o vereador Airto Ferronato (PSB), a senador. Pelo PSTU, a professora Rejane de Oliveira será candidata ao governo do Estado; Vera Rosane, vice; e Fabiana Sanguiné, à senadora.O PCB tinha Carlos Messalla como postulante ao governo estadual; Edson Canabarro a vice; e a vaga ao Senado estava aberta até o horário do fechamento da matéria.
No último dia para os partidos definirem as coligações e candidatos para as eleições de 2022 – as convenções partidárias deve acontecer até 5 de agosto – pelo menos dez candidatos ao governo do Estado já haviam sido confirmados. Seis candidaturas contam com coligações; quatro serão as chamadas chapas puras, com um único partido.
Nesta sexta-feira (5), até o fechamento da reportagem, mais três chapas majoritárias haviam sido consolidadas. A chapa liderada pelo candidato a governador Onyx Lorenzoni (PL) anunciou o nome da candidata a vice-governadora, a vice-prefeita de Guaíba Claudinha Jardim. O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) será candidato ao Senado.
Outra chapa formada nesta sexta foi a do candidato a governador Vieira da Cunha (PDT), cuja legenda fechou uma aliança com o Avante. A candidata a vice será a vereadora de Passo Fundo Professora Rejane (PDT) e o nome ao Senado, Ronaldo Teixeira (Avante).
O PSC, que lançou o empresário Roberto Argenta como candidato a governador, também completou sua chapa nesta sexta: Nivea Rosa (SD) será candidata a vice-governadora; e Maristela Zanotto (PSC), a senadora. A Frente Humanista Cristã é o nome da coligação entre PSC, SD e Agir.
Nesta quinta-feira (4), o União Brasil confirmou o apoio à candidatura do ex-governador Eduardo Leite (PSDB), mesmo sem indicar o candidato à vice-governador. O vice de Leite será o deputado estadual Gabriel Souza (MDB) e a candidata ao Senado, Ana Amélia Lemos (PSD). A coligação é formada por PSDB, MDB, PSD, Cidadania, UB e Podemos.
O candidato ao Palácio Pirartini do PT é o deputado estadual Edegar Pretto. Seu vice será Pedro Ruas (PSOL) e o candidato a senador, o ex-governador Olívio Dutra (PT). A coligação conta com PT, PSOL, PCdoB, Rede e PV.
Pela coligação PP-PTB, o senador Luis Carlos Heinze (PP) concorrerá a goverador; a vereadora de Porto Alegre Tanise Sabino (PTB) será a vice; e a também vereadora da Capital Comandante Nádia (PP), disputará o Senado.
Entre as chapas puras, está o Novo, cujo candidato ao Piratini é o advogado Ricardo Jobim; o vice, Rafael Dresch; e o nome ao Senado não havia sido oficializado até o fechamento da reportagem.
Pelo PSB, o ex-vice-governador Vicente Bogo (PSB) disputará a governo do Estado; Josiane Paz (PSB) concorrerá a vice-governadora; e o vereador Airto Ferronato (PSB), a senador.
Pelo PSTU, a professora Rejane de Oliveira será candidata ao governo do Estado; Vera Rosane, vice; e Fabiana Sanguiné, à senadora.
O PCB tinha Carlos Messalla como postulante ao governo estadual; Edson Canabarro a vice; e a vaga ao Senado estava aberta até o horário do fechamento da matéria.
Outros partidos, como o PCO, DC, PMN, PMB e UP, não têm diretório no Rio Grande do Sul, não fecharam apoio a nenhum candidato, ou não responderam à reportagem.

Candidatos da chapa majoritária e coligações


Governo Vice Senador Coligação

Onyx Lorenzoni (PL) Claudinha Jardim (PL) Hamilton Mourão (REP) PL, REP, Pros, Patriota, REP
Roberto Argenta (PSC) Nivea Rosa (SD) Maristela Zanotto (PSC) PSC, Solidariedade, Agir
Ricardo Jobim (Novo) Rafael Dresch (Novo) não tem chapa pura
Vicente Bogo (PSB) Josiane Paz (PSB) Airto Ferronato (PSB) Chapa Pura
Luiz Carlos Heinze (PP) Tanise Sabino (PTB) Comandante Nádia (PP) PP, PTB, PRTB
Vieira da Cunha (PDT) Professora Rejane (PDT) Ronaldo Teixeira (Avante) PDT, Avante
Rejane de Oliveira (PSTU) Vera Rosane (PSTU) Fabiana Sanguiné (PSTU) chapa pura
Carlos Messalla (PCB) Edson Canabarro (PCB) não tem chapa pura
Edegar Pretto (PT) Pedro Ruas (PSOL) Olívio Dutra (PT) PT, PCdoB, PV, PSOL, Rede
Eduardo Leite (PSDB) Gabriel Souza (MDB) Ana Amélia Lemos (PSD) PSDB, MDB, PSD, CD, UB, Podemos
*Outros partidos, como o PCO, DC, PMN, PMB e UP, não têm diretório no Rio Grande do Sul, não fecharam apoio a nenhum candidato, ou não responderam à reportagem.