Fábio Branco
Há quatro anos, eu retornava à cadeira de prefeito de Rio Grande pela terceira vez com um desafio ainda maior: fazer a cidade dar a volta por cima. Não era somente uma virada de chave na administração, mas no astral de um município ainda ressentido pela quebra do polo naval. Não foi fácil. Pandemia, estiagens, enchente. Mas prefeitura e sociedade cumpriram a sua missão. Hoje, estamos prontos para um novo ciclo, que será também sob nova gestão, com desafios diferentes dos que enfrentamos.
Quando assumimos, a pandemia impôs a saúde como prioridade. Reforçamos a estrutura hospitalar para salvar vidas. Paralelamente, estivemos ao lado da Santa Casa, apoiando a reestruturação que manteve e ampliou serviços. Também trabalhamos para construir, equipar e reformar postos de saúde nos bairros e colocar médico em todos eles.
Havia também o desafio de salvar empregos e empresas. Com protocolos, reabrimos a cidade, construímos um grande pacto de inovação, implantamos a Lei da Liberdade Econômica, tornamos a cidade atrativa para novas empresas e criamos uma grande rede de mulheres empreendedoras. O tempo de abertura de empresas, que era de 4 dias, caiu para 4 horas. O número de negócios formalizados também cresceu exponencialmente e tornamos Rio Grande a terceira cidade com mais empregos formais per capita criados no Estado, com 6 mil novas vagas formais nesses quase quatro anos.
Reduzimos secretarias e CCs, reorganizamos serviços e, após colocar a casa em ordem, voltamos a tocar grandes obras. A revitalização do Ginásio Farydo Salomão será entregue em dezembro, assim como a da Rua Riachuelo. A reforma do Mercado e da Praça do Mercado já haviam sido concluídas. Entregamos sete novas escolas, trocamos 100% do sistema de iluminação, concluímos a primeira parte da orla do Cassino e deixamos contratado um financiamento capaz de proporcionar o maior plano de obras da nossa história, com componentes importantes para revitalizar a cidade, valorizar o turismo, gerar emprego, melhorar o transporte coletivo, o saneamento básico, a sustentabilidade, entre tantas ações.
Ao olhar para trás, percebemos o quanto trabalhamos. Nossa equipe sairá com o sentimento de dever cumprido. E eu, com o coração repleto de gratidão pelo carinho e confiança recebidos em 30 anos de vida pública. Obrigado, Rio Grande. Prosperidade sempre! À nossa cidade e à nossa gente.
Prefeito de Rio Grande (MDB)