Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

Artigo

- Publicada em 12 de Agosto de 2022 às 19:49

Do home office para o home office

Alex Takaoka
Alex Takaoka
Do home office viemos, para o home office vamos. Ainda que os protocolos de saúde para o combate à pandemia do coronavírus estejam aos poucos nos deixando, a vida não voltará mais a ser como era antes. Pesquisa, do mês de abril deste ano, realizada globalmente, aponta que 82% dos trabalhadores dizem que a capacidade de trabalhar em qualquer lugar os tornou mais alegres. Soma-se a isso o fato de que mais de 5 mil vagas para trabalho remoto estão sendo oferecidas por diversas empresas de todo o Brasil, é o que indica um levantamento de abril da plataforma de empregos Catho. A maioria no setor de tecnologia, mas também existem vagas para as áreas de Saúde, Administração e Hotelaria.
Levantamento da Citrix, player de software americano, em sete países, aponta que 54% dos trabalhadores brasileiros não querem voltar ao presencial para evitar os custos de locomoção, dentre outros motivos. Assim, o Brasil aparece na terceira posição do ranking de sete países consultados pela pesquisa. No total, foram consultados 5 mil trabalhadores. No entanto, toda flexibilidade traz desafios para o mundo corporativo. Neste caso, é a falta de troca entre as pessoas que pode afetar as relações comerciais. O mundo corporativo precisará "reaprender como se vender" e estreitar relacionamentos que começarão com pessoas que se conhecerão via plataformas de conferências com a câmera desligada.
Essa demanda nítida por liberdade de movimentação e escolhas é o grande desafio de nossa geração de líderes corporativos. Uma pesquisa de abril/2022 da consultoria de RH EDC Group identificou que 91% dos participantes disseram que mudaram seu propósito de vida durante a pandemia.
Do universo de participantes, 62,3% relataram estar mais focados em oportunidades que facilitam o equilíbrio com atividades pessoais como a prática de exercícios. Para passar mais tempo com a família, as jornadas de trabalho flexíveis são a meta de 51%.
O modelo único presencial de trabalho foi sepultado pela pandemia. O formato ideal depende de cada empresa, da sua natureza e do perfil de cada profissional. Para reter talentos e criar um ecossistema harmônico e sustentável, os líderes precisam estar atentos a todas estas nuances. Além disso, não podemos esquecer que as necessidades são dinâmicas e as companhias precisam pensar rápido, agir rápido e, principalmente, ter resiliência na reconstrução dos seus novos modelos de trabalho.
Head Customer Engagement da Fujitsu do Brasil
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO