Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

artigo

- Publicada em 10 de Agosto de 2022 às 20:19

Sempre ao lado da advocacia

Leonardo Lamachia
Leonardo Lamachia
Estamos saindo de uma das mais graves crises da nossa história, onde a Ordem dos Advogados do Brasil/RS (OAB/RS) é protagonista ao caminhar ao lado dos advogados e advogadas. Com o peso do seu papel institucional e representatividade, a Ordem gaúcha pauta o seu trabalho em nome da advocacia e da cidadania. A sociedade brasileira e mundial está passando por um momento de profunda e intensa transformação. A pandemia desafiou a interpretação de conceitos constitucionais que, em tempos de paz, nunca ou quase nunca foram utilizados e debatidos. Além de um cenário de crise e incerteza, que amplia os conflitos sociais, temos um País polarizado e em intensa transformação de sua sociedade. Dessa forma, o Direito e a advocacia se tornaram protagonistas da pós-pandemia que vivenciamos atualmente.
Neste cenário, reitero que a OAB/RS será, mais do que nunca, muito forte e efetiva na defesa das prerrogativas da advocacia. Faremos quantos atos públicos forem necessários enquanto ocorrerem desrespeitos graves às nossas prerrogativas a fim de expor agentes públicos violadores que teriam o dever ético e funcional de cumprir a Lei. Defenderemos, com todo afinco e força, os honorários, como fizemos há alguns dias no Conselho da Justiça Federal, garantindo o recebimento de valores que são fruto do trabalho dedicado da advocacia gaúcha. Seremos voz da sociedade civil, pois estamos, como nunca, atentos à defesa dos Direitos Humanos e de toda cidadania. Hoje, 11 de agosto, celebramos o Dia da Advocacia. É por isso que, neste mês, decidimos criar e realizar a Cidade da Advocacia no Cais do Porto, na capital dos gaúchos. Durante quatro dias, colegas de todo o Estado estão reunidos em uma experiência única para conhecer novas possibilidades e ampliar seu conhecimento, além de trabalhar em um espaço totalmente inovador. Este é um marco que representa a infindável força que a advocacia gaúcha possui.
Em uma data tão especial, por fim, deixo registrado meu reconhecimento a todos advogados e advogadas do Estado que dignificam essa profissão e são respeitados em todo Brasil! A OAB/RS, da mesma forma, é reconhecida, sobretudo porque entregou as maiores conquistas legislativas à advocacia brasileira a partir de 2007. Estejam certos: a OAB/RS, que completou 90 anos em 2022, seguirá atuando com seu relevante protagonismo. Sempre ao lado da profissão, que deve ser valorizada e respeitada. A advocacia está viva, com orgulho, com sua força e sua importância, pulsando em cada rincão desse Rio Grande!
Presidente da OAB/RS
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO