Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

Artigo

- Publicada em 26 de Julho de 2022 às 20:24

Reflexões para um mundo sustentável

Eliane Davila
Eliane Davila
Qual seria a melhor maneira de abordar os assuntos ambientais e de sustentabilidade? A ideia que me parece mais assertiva para essa abordagem é adotar uma perspectiva inclusiva. Nada e nem ninguém deve ficar para trás.
Um olhar holístico e integral parece fazer sentido, uma vez que a sustentabilidade do nosso planeta continuará ameaçada se não desenvolvermos nossa consciência interna, como seres humanos, em relação a nossa responsabilidade como agentes de transformação do nosso tempo.
Se continuarmos validando crescimentos econômicos que levem os recursos naturais a seus limites, viveremos em um mundo de escassez. Não é à toa que a sustentabilidade é apresentada como uma abordagem equilibrada entre econômico, social e ambiental.
Arianna Huffington, por exemplo, apresenta a palavra "prosperar" ligada à sustentabilidade. Ela sugere que a medição do que seja o sucesso humano, ligado apenas ao poder e ao dinheiro, não reflete a sustentabilidade genuína que estamos buscando como sociedade. A proposta alinha-se à ideia de que, para o ser humano prosperar e ser sustentável, é importante agregar os conceitos de bem-estar, sabedoria, admiração e compaixão.
Ao encontro dessa perspectiva, o movimento Capitalismo Consciente convida lideranças empresariais a elevarem seu nível de consciência, para que os assuntos ambientais não fiquem à margem das principais pautas mundiais. A sustentabilidade deve seguir interligada ao desenvolvimento dos níveis internos de consciência de cada pessoa e os assuntos ambientais conectados ao mundo externo e ao mundo interno de cada um.
Assim, a construção de relações mais saudáveis com a natureza gerará pertencimento, preservação, respeito e mais impacto ambiental. Portanto, a perspectiva de uma abordagem mais holística afirma a necessidade de geração de uma visão sistêmica, que integre o ser humano, a sociedade e a economia, sem que nada e nem ninguém fique para trás.
Colíder do Instituto Capitalismo Consciente Brasil - Filial RS
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO