OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL, CPF ou CNPJ e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!

Ou, faça login via rede social:

Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Faça cadastro no site do JC para comentar.

Não é necessário ser assinante

Já é cadastrado?
EDUCAÇÃO 28 de Abril de 2021 às 18:20.

Cidades do Interior gaúcho definem retomada das aulas presenciais

A partir da decisão do governo do Estado, prefeitos alinham decretos para viabilizar a volta aos educandários

A partir da decisão do governo do Estado, prefeitos alinham decretos para viabilizar a volta aos educandários


ÉDSON LUÍS SCHAEFFER/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Após a definição do governo do Estado, na terça-feira, acerca da retomada do ensino presencial na rede pública em todo o Rio Grande do Sul, as prefeituras das cidades do Interior gaúcho começaram a definir quando e como irão fazer esse retorno. A garantia de que as escolas poderão abrir, após o Estado ser colocado todo em bandeira vermelha, trouxe maior segurança para que os prefeitos pudessem determinar a data da volta e, sobretudo, os protocolos sanitários para o recebimento dos alunos. 
Após a definição do governo do Estado, na terça-feira, acerca da retomada do ensino presencial na rede pública em todo o Rio Grande do Sul, as prefeituras das cidades do Interior gaúcho começaram a definir quando e como irão fazer esse retorno. A garantia de que as escolas poderão abrir, após o Estado ser colocado todo em bandeira vermelha, trouxe maior segurança para que os prefeitos pudessem determinar a data da volta e, sobretudo, os protocolos sanitários para o recebimento dos alunos. 
A definição ocorreu após articulação do governador, Eduardo Leite, para que houvesse a liberação, após rejeitado um recurso na Justiça. Algumas cidades definirão que a retomada do ensino nas salas de aula vai ocorrer de forma imediata, ou seja, a partir desta quinta-feira. É o caso de Estrela, no Vale do Taquari, e Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, que abrirão as escolas para o retorno de forma híbrida, ou seja, com parte das turmas, em uma semana, na sala de aula e, na seguinte, com o ensino remoto.
Já outros municípios, como Parobé e Gramado, por exemplo, definiram a retomada para a próxima semana. Um dos objetivos é organizar melhor a volta dos alunos, além de fornecer equipamentos de segurança aos professores. São Leopoldo, no Vale do Sinos, permitiu apenas a reabertura das escolas privadas.
Em comum, os protocolos estabelecem que não é obrigatório o retorno presencial das crianças e adolescentes. A definição deve ser feita pelos pais e avisada para cada escola.

Estrela, Lajeado e Teutônia autorizam retorno nesta quinta-feira

Educação Infantil foi a primeira a voltar em Teutônia

Educação Infantil foi a primeira a voltar em Teutônia


PREFEITURA DE TEUTÔNIA/DIVULGAÇÃO/CIDADES
A secretaria municipal de Educação de Estrela decidiu por retomar as aulas presenciais já nesta quinta-feira (29). E a retomada ocorrerá para os mais de 3,5 mil alunos de todos os níveis das 21 escolas da rede municipal de Educação, respeitando o escalonamento determinado pelo decreto, em sistema idêntico ao que estava sendo utilizado antes da suspensão das aulas presenciais.
A Educação Infantil retorna com 50% da turma no período da manhã, e 50% à tarde. Os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental também seguirão a escala definida anteriormente, com 50% da turma na primeira semana, 50% na segunda. Orientações às famílias estão sendo repassadas pelas escolas. A família que não se sentir segura e optar pelo ensino remoto, poderá seguir retirando o material físico na escola (sempre nas segundas-feiras, das 10h às 18h) para a realização das atividades por parte da criança em casa.
Em Lajeado, o atendimento de crianças de 3 a 5 anos e de 1º e 2º ano também será retomado nesta quinta-feira. Além das medidas de controle, como o uso de máscaras, higienização das mãos e do ambiente e uso de álcool em gel, todos os profissionais de educação do município irão receber máscaras do tipo PFF2 ou N95, máscara padrão utilizada pelos profissionais da saúde, que será mais um equipamento para prevenir eventuais contaminações. No dia 3 de maio, os alunos das turmas de 3º a 9º Ano do Ensino Fundamental serão autorizados a voltar para as salas de aula.
Já em Teutônia, quem volta hoje (29) são as turmas de Ensino Fundamental. Na quarta-feira, a Educação Infantil já teve aulas. A equipe da secretaria municipal de Educação acompanhou o retorno às aulas nas escolas que atendem turmas de educação infantil, pré-escola e 1º e 2º anos do município. Todas as turmas, de 0 a 5 anos, passaram a ser atendidas, com atendimento de até 4 horas por turno, com tolerância extra de 1 hora, a fim de administrar a entrada e saída das crianças

Alunos das escolas públicas de Parobé e Caxias do Sul vão voltar para as salas de aula na segunda-feira

A prefeitura de Parobé prepara a retomada das aulas presenciais para a Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental para a próxima segunda-feira (3). A volta às aulas da rede privada está autorizada desde já, incluindo de cursos profissionalizantes, de idiomas, entre outros.
Em reunião, o prefeito Diego Picucha e a secretária de Educação, Joana D’arc Wittmann definiram os ajustes para o retorno às aulas de forma segura para alunos e educadores, seguindo todos os protocolos já estabelecidos pelo Guia de Volta às Aulas, um documento inédito na região elaborado pela secretaria de Educação de Parobé no início do ano. O guia serve como um orientador para as decisões que devem ser adotadas em cenários diferentes conforme as mudanças das bandeiras.
Segundo Picucha, será executada a estratégia já estabelecida para a reabertura das escolas, no sistema de revezamento, conforme plano apresentado no início do ano. Esse retorno ocorrerá de forma híbrida (com parte da turma presencial e parte seguindo com o ensino à distância)
Já em Caxias do Sul, a secretaria municipal de Educação decidiu que as aulas presenciais na rede municipal serão retomadas na próxima segunda-feira, tanto para Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental. A titular da pasta, secretária Sandra Negrini, ressalta que o retorno será feito tomando todas as medidas de distanciamento e higienização, para a proteção de todos os envolvidos.
Ainda assim, salienta que as crianças que são de grupo de risco ou que os responsáveis não se sentirem seguros com as aulas presenciais, poderão ficar em casa. Esses alunos continuarão recebendo tarefas.
A secretaria publicou um quadro em seu site com orientações sobre a volta às aulas. Nele, são apontados quais protocolos devem ser seguidos pelas crianças e adolescentes e ressalta que não há a obrigatoriedade de retorno presencial. A secretária acrescenta que há iniciativas nas escolas para acolhimento especial dos estudantes, como um "Túnel do Abraço", para permitir que os jovens e os professores possam se abraçar no retorno.

Definição em Santa Maria será feita pela secretaria de Educação até o dia 10 de maio

O Comitê Estratégico de Santa Maria definiu que, até o dia 10 de maio, a prefeitura vai apresentar o novo calendário para a possível retomada das aulas presenciais. O prefeito Jorge Pozzobom salienta que o retorno das atividades letivas nas escolas municipais vai ser organizado de acordo com os protocolos.
A secretaria de Educação vai fazer levantamento de quantas escolas vão voltar presencialmente e debater com os gestores sobre os equipamentos de segurança obrigatórios neste momento. Aquelas que permitirem o retorno presencial deverão seguir as regras sanitárias, como o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre classes, carteiras ou similares, uso de materiais individuais, e vedação de atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico.
A secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga, ressalta que o momento exige prudência. “Precisamos fazer uma avaliação cautelosa com as escolas da rede municipal de ensino para garantirmos o retorno das atividades presenciais com segurança para todos. Até o dia 10, vamos elaborar o calendário de retomada”, destaca Lúcia.
As escolas das redes privada e estadual também podem retomar as atividades presenciais, conforme o decreto. Contudo, os calendários e orientações para estas instituições de ensino ficam a cargo da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Aulas presenciais em Gramado serão retomadas a partir de 5 de maio

Membros do Gabinete de Crise e da Vigilância Sanitária percorrerão as escolas para vistoriar as estruturas

Membros do Gabinete de Crise e da Vigilância Sanitária percorrerão as escolas para vistoriar as estruturas


PREFEITURA DE GRAMADO/DIVULGAÇÃO/CIDADES
A prefeitura de Gramado se reuniu para a organização do plano de retorno das aulas presenciais nas escolas, previstas para ocorrer no dia 5 de maio, quarta-feira. O objetivo do grupo é garantir a organização e o retorno seguro de estudantes e professores.
Membros do Gabinete de Crise e da Vigilância Sanitária percorrerão as escolas para vistoriar as estruturas e a aplicação dos protocolos sanitários. "Para que isso ocorra de maneira efetiva, é preciso estabelecer um plano bem definido, organizado e seguro, com base nas determinações das Secretarias de Saúde e Vigilância Sanitária", explica a secretária de Educação, Simone Tomazelli Andreis.
Para garantir a segurança, a secretaria de Educação realizou a aquisição de equipamentos de proteção individual para todos os profissionais das escolas, além da sanitização dos espaços. A secretaria da Educação reforça que as escolas terão à disposição dos estudantes itens de higienização. As escolas terão Planos de Contingência previamente elaborados juntamente ao Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação.

Ensino infantil é o primeiro a retomar às escolas públicas em Venâncio Aires

Após decreto publicado pelo governo do Estado, uma reunião tratou do retorno das escolas municipais em Venâncio Aires. Com a decisão, a rede municipal corre contra o tempo para garantir a segurança dos protocolos e o retorno de 1.800 alunos da Educação Infantil e 3.600 do Ensino Fundamental.
A primeira etapa de retorno será na Educação Infantil. Já nesta quinta-feira (29), 12 escolas começam a receber os alunos no ensino híbrido, com 50% da capacidade em cada turma. As equipes diretivas irão informar os pais sobre as datas de retorno de cada grupo. O Ensino Fundamental irá retornar, do 1º ao 9º ano, no dia 6 de maio.
Cada escola volta conforme sua capacidade em obedecer a totalidade do decreto estadual no que diz respeito ao distanciamento entre alunos dentro da sala de aula e no transporte escolar. "Teremos encontro com as equipes diretivas e essas irão informar quais escolas terão o atendimento 100% presencial e quais adotarão o ensino híbrido", ressaltou o secretário de Educação, Emerson Elói Henrique.
Comentários CORRIGIR TEXTO