OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
CORONAVÍRUS Notícia da edição impressa de 21 de Maio de 2020.

Frigoríficos de Lajeado confirmam 501 casos de Covid-19

Situação mais crítica foi apresentada na Minuano; dos 305 trabalhadores, 205 tiveram resultado positivo

Situação mais crítica foi apresentada na Minuano; dos 305 trabalhadores, 205 tiveram resultado positivo


/FL/DIVULGAÇÃO/CIDADES
*atualizado em 21/05, às 18h30min
*atualizado em 21/05, às 18h30min
A Vigilância Epidemiológica de Lajeado concluiu, nesta quarta-feira, a análise dos resultados da primeira etapa de testes rápidos para detecção de anticorpos da Covid-19 realizada pelos dois frigoríficos do município. Os testes foram realizados a partir do fechamento pela Justiça, após surtos da doença terem sido identificados nas plantas no início do mês de maio.
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
Quanto aos funcionários da BRF, foram realizados 1.553 testes entre os dias 11 e 12 de maio. Deste total, 296 casos deram positivo para anticorpos da Covid-19 (o equivalente a 19,05%). Dos 1.553 testes, 1.120 eram de moradores de Lajeado, dos quais 195 (ou 17,41%) deram positivo. Em nota, a BRF afirmou que seguirá com a testagem até a próxima sexta-feira (29) e que aguarda resultados mais concretos, pois os testes rápidos podem conter avaliações imprecisas. Por isso, exames RT-PCR estão sendo realizados nos funcionários.
Na empresa Minuano, foram realizados 305 testes nos dias 16, 17 e 18 de maio. Deste total, 205 deram positivo, o equivalente a 67%. Dos 305 testes, 206 eram moradores de Lajeado, dos quais 171 deram positivo (ou 83%).
Estes dados são importantes para avaliar o estágio do surto dentro de cada empresa e aumentar os cuidados para evitar novas contaminações. Ao mesmo tempo, também se pode verificar que, em uma das empresas, já há um grande percentual de funcionários que tiveram contato com a doença e teriam desenvolvido imunidade, o que reduziria a probabilidade de novos surtos em grande escala. "Também se pode verificar que já há um grande percentual de imunizados entre os funcionários de uma das empresas, o que reduz o risco de um aumento grande do número de casos, que só tende a reduzir neste grupo", explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi.
Todos os casos positivos foram informados ao sistema de notificação da secretaria Estadual da Saúde - os casos de Lajeado são registrados no município, e os casos das outras cidades serão informados pelos seus próprios setores de saúde - então deverão ser somados à tabela de números de Lajeado. O governador Eduardo Leite confirmou que mais de mil casos em todo o Estado seriam acrescidos.
Os testes rápidos são considerados para efeitos de confirmação, mas não são considerados para efeitos de avaliação das bandeiras do sistema de distanciamento controlado do RS. Isso ocorre porque, como os testes rápidos precisam ser realizados a partir do 10º dia da infecção, em geral a grande maioria das pessoas já se encontra recuperada da doença quando o teste dá positivo.
Na medida em que as empresas seguirem testando suas equipes para atender aos acordos feitos com o Ministério Público e homologados pela Justiça, e os novos resultados forem sendo apurados, serão informados às áreas de saúde de Lajeado e posteriormente repassados à saúde estadual. Algumas plantas da cidade já voltaram a funcionar com restrições.
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br