OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COMENTAR |
TECNOLOGIA Notícia da edição impressa de 15 de Maio de 2020.

Gramado vai usar ferramenta para rastrear pessoas com a Covid-19

Plataforma é capaz de indicar movimentos realizados na cidade por pessoas diagnosticadas com a doença

Plataforma é capaz de indicar movimentos realizados na cidade por pessoas diagnosticadas com a doença


/FERNANDA FAUTH/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Uma ferramenta para rastreamento de contatos de pacientes testados positivos para Covid-19, durante o período de incubação da doença, será utilizada em Gramado, na serra gaúcha. A ação, em parceria com órgãos de saúde do município, permitirá que estabelecimentos e clientes sejam alertados e reforcem medidas de prevenção. Ela estará disponível nos próximos dias.
Uma ferramenta para rastreamento de contatos de pacientes testados positivos para Covid-19, durante o período de incubação da doença, será utilizada em Gramado, na serra gaúcha. A ação, em parceria com órgãos de saúde do município, permitirá que estabelecimentos e clientes sejam alertados e reforcem medidas de prevenção. Ela estará disponível nos próximos dias.
A plataforma se chama Smart Tracking e foi criada por uma startup de Florianópolis, a Smart Tour. A ferramenta é capaz de rastrear os movimentos de indivíduos diagnosticados com o coronavírus. O mapeamento leva em conta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços por onde a pessoa tenha passado por até 15 dias antecedentes ao diagnóstico. A informação serve para alertar as autoridades sanitárias e os próprios donos dos empreendimentos sobre a ocorrência, medida considerada importante para tomada de ações de prevenção. Outras pessoas que tenham passado pelos mesmos ambientes no dia e horário que o paciente testado positivo passou também serão avisadas.
A plataforma não identifica os usuários e foi desenhada de acordo com as regras da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A operação se dá em parceria com estabelecimentos comerciais e órgãos de saúde dos municípios. O funcionamento é simples e sem custos aos locais participantes. Os estabelecimentos comerciais se cadastram na plataforma e recebem para impressão um QR Code, que fica à vista dos clientes. Basta fazer um rápido cadastro e o cliente passa a integrar o banco de dados, sem a necessidade de baixar aplicativos. A solução também pode ser usada por igrejas, supermercados, parques e hotéis, por exemplo.
Quando alguém cadastrado na plataforma é diagnosticado com a Covid-19, os órgãos de saúde dos municípios conseguem acessar o banco de dados com login e senha, e identificar todos os estabelecimentos por onde essa pessoa passou nos 15 dias anteriores ao diagnóstico. Então, é enviado um aviso para que o proprietário tome as medidas necessárias para proteger o local e a equipe, servindo como mais uma barreira na proliferação da doença. 
No Brasil, além de Gramado, a plataforma será lançada inicialmente nas cidades catarinenses de Florianópolis, São Bento do Sul, Itapiranga e também será disponibilizada sem qualquer custo para todos os estados brasileiros nas cidades epicentros da doença. Por enquanto, Gramado ainda não registrou casos de Covid-19.
A ferramenta já deve ser utilizada para monitorar um possível surto. A prefeitura de Gramado precisou realizar a interdição de uma obra no município, na sexta-feira. Os serviços de construção civil foram paralisados após funcionários que trabalhavam no local testarem positivo para a Covid-19. Foi solicitada à empresa, ainda, a testagem de todos os demais colaboradores - que estão isolados e em quarentena por 14 dias. A previsão é de que a obra só poderá ser retomada após a Vigilância em Saúde ter acesso aos resultados dos exames e garantir que o ambiente é seguro para os trabalhadores.
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br