Porto Alegre,

Publicada em 10 de Novembro de 2025 às 18:54

Ação com grupo de idosos em Estrela gera horta comunitária

São 23 hortas que ajudam na colheita que beneficia famílias carentes do município

São 23 hortas que ajudam na colheita que beneficia famílias carentes do município

Rodrigo Nascimento/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Compartilhe:
Jornal Cidades
Lançada em abril deste ano, a 1ª Gincana da Feliz Idade, dos grupos de idosos assistidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, aproxima idosos da produção rural em Estrela. Uma das tarefas de disputa que se encerra em dezembro próximo era executar uma horta comunitária com o objetivo de promover o manejo e a solidariedade entre os participantes. Já são 23 hortas que ajudam na colheita que beneficia famílias carentes do município. O trabalho na terra em Novo Paraíso iniciou com três pessoas. Logo em seguida, os demais membros do grupo de idosos uniram-se à tarefa, avaliada pelo chefe do escritório de Estrela da Emater-RS, Álvaro Trierweiler. “Critérios como diversidade e o estado sanitário das plantas são importante. Mas, no caso dos grupos, o mais importante é o desenvolvimento do cultivo e o retorno para a prática rural”, ressalta.
Lançada em abril deste ano, a 1ª Gincana da Feliz Idade, dos grupos de idosos assistidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, aproxima idosos da produção rural em Estrela. Uma das tarefas de disputa que se encerra em dezembro próximo era executar uma horta comunitária com o objetivo de promover o manejo e a solidariedade entre os participantes. Já são 23 hortas que ajudam na colheita que beneficia famílias carentes do município.

O trabalho na terra em Novo Paraíso iniciou com três pessoas. Logo em seguida, os demais membros do grupo de idosos uniram-se à tarefa, avaliada pelo chefe do escritório de Estrela da Emater-RS, Álvaro Trierweiler. “Critérios como diversidade e o estado sanitário das plantas são importante. Mas, no caso dos grupos, o mais importante é o desenvolvimento do cultivo e o retorno para a prática rural”, ressalta.
Para a secretária-adjunta do Desenvolvimento Social e Cidadania, Rosângela Wülfing, os principais objetivos com a atividade são verbos de conjugação coletiva: plantar, colher e compartilhar. “Além de se integrarem no projeto, cada um dos 23 grupos doa os alimentos colhidos para instituições e entidades como a Vovolândia e o Lar de Idosos São Marcos, que já se beneficiaram com o repasse dos alimentos”, destaca.

A 1ª Gincana da Feliz Idade teve início durante a MaiFest de Estrela, quando os grupos participaram dos tradicionais jogos germânicos. A segunda etapa ocorreu junto aos festejos juninos, quando os Grupos da Feliz Idade criaram os pratos e decoração para festa junina. Em comemoração do Dia do Idoso, em outubro, os participantes criaram números de dança, teatro e apresentações artísticas para a celebração. Com a quarta tarefa vencida, a horta comunitária, a quinta e última prova entra em desenvolvimento. 

Notícias relacionadas