A revitalização da Gare da Viação Férrea teve início na tarde desta segunda-feira (20), em Santa Maria. Equipes já começaram os trabalhos de isolamento do local, visando a segurança dos moradores do entorno, após a assinatura da ordem de serviço para o começo da obra. Neste primeiro momento, tapumes estão sendo colocados para limitar delimitar o canteiro de obras.
Conforme o vice-prefeito Rodrigo Decimo, os trabalhos devem partir do telhado da estação de passageiros e do pavilhão 2, próximo ao viaduto. Posteriormente, os serviços avançam para os demais pavilhões. "O início da obra é muito representativo. Nossa gestão não tem medido esforços para tornar os espaços públicos acessíveis a todos. A Gare já é um desses locais e depois de revitalizada será ainda mais. Um propósito que se reflete também no Centro Histórico, onde muitos prédios que fazem parte da memória de Santa Maria estão sendo ressignificados, deixando de ser abandonados para se somarem ao movimento iniciado pelo Distrito Criativo Centro-Gare", aponta Decimo.
A revitalização ainda envolve a reposição de pisos e forros, novas portas e janelas, novas instalações elétricas, hidráulicas, de esgoto, bem como rampas de acesso para pessoas com deficiência. Na intervenção, também consta a pintura interna e externa em toda a estrutura, incluindo esquadrias e estruturas metálicas da área chamada de lanternim. Nas áreas externas, no conhecido Largo da Gare, estão previstas instalações de bancos, floreiras e lixeiras.
A obra está sendo realizada pela Versalhes Incorporação e Construção Ltda, de São Leopoldo, vencedora do processo licitatório. O custo total da obra é de R$ 5.5 milhões, com prazo estipulado de 180 dias para a conclusão.