A prefeitura de Canoas adquiriu novas câmeras para qualificar o sistema de videomonitoramento da cidade. Os equipamentos serão instalados em locais estratégicos e estarão conectados a um software de inteligência artificial, junto ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A iniciativa dará maior agilidade na resposta das forças de segurança e na identificação dos suspeitos.
São três os tipos de equipamentos adquiridos na cidade. A câmera tipo Bullet é usada na detecção de cruzamento de linha, de movimento (classificação de alvos humanos e veículos), de bagagem desacompanhada, de remoção de objetos, de mudança de cena, de exceção de áudio e de área de intrusão e detecção de face, além de alarme de adulteração de vídeo.
Já a tipo LPR usa inteligência artificial embarcada, ou instalada, para reconhecimento automático dos caracteres das placas veiculares no Brasil. com velocidade de 10 a 110 km/h. Os equipamentos fazem a detecção de passagem de linha, de entrada de região, de bagagem desacompanhada, de remoção de objetos, de intrusão, de saída de região e de exceção de áudio, além de alarme à prova de vandalismo. Suporta detecção de face e de veículo.