O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e o Hospital Ouro Branco (HOB), de Teutônia, assinaram um contrato de parceria externa que marca o início do Hub Tecno Saúde do Tecnovates. A colaboração entre as instituições foi oficializada durante a reunião mensal do Conselho de Administração da Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB) com a diretoria executiva da casa de saúde.
O Ouro Branco é o primeiro hospital a integrar o Hub Tecno Saúde do Tecnovates, uma iniciativa que deve ser implantada em 2024, conforme projeto aprovado pela Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep). O hub pretende estimular o surgimento de novas startups e a formação de empreendedores dedicados às tecnologias para a área da saúde, além de oferecer suporte para o desenvolvimento de produtos e serviços, bem como o aprimoramento de processos.
Segundo a reitora da Univates, Evania Schneider, a parceria é fundamental para construir propostas de inovação na área da saúde e em demais áreas interligadas com a universidade. Já José Paulinho Brand, diretor executivo do hospital, garante que a instituição está comprometida em disponibilizar sua infraestrutura e equipe de profissionais para apoiar startups na validação de modelos de negócios e soluções na área da saúde.
O conceito de inovação aberta será utilizado como norteador de ações desenvolvidas no hub, aproximando startups de empresas já consolidadas na área de foco. Conforme a gerente administrativa do Tecnovates, Cristiani Reimers, o Hub Tecno Saúde reforça a estrutura e os equipamentos dedicados à área estratégica, contemplando a instalação de um coworking e de um Hospital de Simulação, que integrará um laboratório dedicado à área de desenvolvimento de tecnologias para a saúde e laboratórios de simulação para testagem de novas tecnologias e metodologias. A ideia é que outras instituições e empresas vinculadas às áreas de saúde, de engenharia e de tecnologias também integrem o hub.

Facebook
Google
Twitter