OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL, CPF ou CNPJ e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!

Ou, faça login via rede social:

Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Faça cadastro no site do JC para comentar.

Não é necessário ser assinante

Já é cadastrado?
INFRAESTRUTURA Notícia da edição impressa de 16 de Outubro de 2023.

Rua Independência, em São Leopoldo, tem obras autorizadas

Com movimento diário de 30 mil pessoas, um dos principais pontos de comércio da cidade será repaginado

Com movimento diário de 30 mil pessoas, um dos principais pontos de comércio da cidade será repaginado


/Mateus Nascimento/divulgação/cidades
A mais tradicional via de comércio de São Leopoldo será modernizada. Em sua revitalização, um dos mais antigos caminhos do Vale do Sinos, a rua Independência, que também é conhecida como Rua Grande, terá um investimento de cerca de R$ 50 milhões. A ordem para o início das obras foi assinada pelo prefeito, Ary Vanazzi
A mais tradicional via de comércio de São Leopoldo será modernizada. Em sua revitalização, um dos mais antigos caminhos do Vale do Sinos, a rua Independência, que também é conhecida como Rua Grande, terá um investimento de cerca de R$ 50 milhões. A ordem para o início das obras foi assinada pelo prefeito, Ary Vanazzi
Alagamentos, calçadas desniveladas, postes com fiação elétrica e de telefonia por toda a parte, trânsito lento e lixo descartado de forma irregular são alguns dos atuais problemas da via, que concentra milhares de pedestres todos os dias. Pelo projeto, será feita uma rede nova de drenagem e de esgoto. A rede elétrica, de telefonia e internet será subterrânea e a via pública contará com uma nova iluminação pública mais eficiente com lâmpadas de LED. Haverá duas pistas para veículos, faixa compartilhada, com três faixas de travessia em cada quadra, fortalecendo o conceito de agilidade de travessia dos pedestres. A rua contará também com câmeras de segurança de alta definição, painéis informativos, de energia elétrica e rede lógica, lixeiras seletivas, bicicletários, estações de água quente e gelada e água para pets.
"Por conta do perfil econômico regional e global esse local de destaque foi se perdendo. Mesmo assim, pela Independência circulam cerca de 30 mil pessoas por dia. A obra vai modernizar a rua e também modernizar o comércio. Isso vai atrair novas lojas e estabelecimentos e haverá mais investimentos dos atuais comerciantes. Assim teremos atrativos para fomentar a economia e o turismo", afirmou Vanazzi.
Segundo o secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, por se tratar de uma obra complexa deve gerar alguns transtornos pontuais. "A participação popular e dos setores empresarial e comercial nos deu a garantia de realizar uma obra para trazer mais conforto, despertando o interesse dos moradores, investidores e turistas", afirma
Já o representante do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Walter Seewald, falou que é uma obra aguardada pelos comerciantes da rua Independência. "É uma satisfação ver esse projeto magnífico. Temos o exemplo da João Corrêa que potencializou o comércio e esperamos ver isso na Independência", comentou.
O Consórcio São Leopoldo, formado pelas três empresas (Construsinos, Mercúrio e Pavicon) deve seguir um cronograma de execução de quadra a quadra, iniciando da avenida Dom João Becker com a rua Brasil. Para a circulação de pedestres será mantida dois metros de calçada de cada lado, isso para fazer o início da estrutura, que depois receberá basalto. O calçamento de paralelepípedos, tombado como patrimônio histórico, será removido previamente para depois ser novamente colocado.
"Após a conclusão da primeira parte da quadra será feito o passeio. O rolamento da pista será usado pelos pedestres nesta fase. Veículos inicialmente não poderão transitar pela Independência, mas o comércio não será prejudicado quanto ao acesso, porque haverá acesso aos pedestres. As ruas transversais funcionarão normalmente", explica Paulo Kummer, engenheiro da Secretaria Municipal de Obras e Viação.
 
Comentários CORRIGIR TEXTO