A Secretaria de Mobilidade Urbana de Santa Maria trabalha para proporcionar mais visibilidade e durabilidade na sinalização viária do Município. Uma equipe faz a aplicação de material termoplástico na Avenida Medianeira. Outra frente realiza a pintura bicomponente ao longo da Rua dos Andradas. O investimento total é de R$ 2.948 milhões, que vai contemplar a sinalização horizontal (pintura) e vertical (placas). A nova técnica, além de proporcionar mais tempo de duração, vai gerar economia ao município pela desnecessária revitalização constante que consome tinta, mão de obra, combustível e outros elementos.
A sinalização termoplástica é uma tecnologia moderna, saliente e refletiva, principalmente à noite. O material plástico, com espessura de três milímetros, é aplicado por gravidade através de equipamentos manuais, isto é, extrudado (para dar forma) a uma temperatura de 180°C a 200°C. Extrudado ou extrusão significa que o material é constituído à base de resinas naturais e/ou sintéticas utilizado para aplicações em demarcações que exijam alta resistência ao desgaste, como faixas de pedestres, pintura de símbolos, legendas e zebrados em vias urbanas e rodovias de alto volume de tráfego. Após a aplicação na via, a secagem leva cerca de cinco minutos.
A durabilidade mínima desta sinalização é de dois anos, e a estimativa é de até cinco anos. Já a sinalização por pintura convencional, em vias de maior fluxo de veículos, a durabilidade média é de seis meses. Por isso, este tipo de material termoplástico tem duração muito superior à pintura acrílica, e auxilia os motoristas na trafegabilidade noturna, mesmo sob chuva ou neblina.
O secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, explica que o recurso investido provém de multas de trânsito que voltam para a aplicação em sinalização viária. "Além da grande durabilidade, existe também a economia para o município. Com esta sinalização, uma das vantagens é de não necessitar fazer intervenção muito breve nas vias para revitalizar os sinais viários, o que causa congestionamento, e outros tipos de transtornos aos condutores e pedestres", esclarece.

Facebook
Google
Twitter