Foi assinado pelo prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wasem, o alvará de funcionamento da primeira startup em parceria com a prefeitura da cidade. A Ciclo é uma empresa de impacto socioambiental, incubada pelo Grupo Recicla, que trabalha com logística reversa e troca resíduos recicláveis por créditos em dinheiro.
A proposta da empresa é oferecer uma forma mais atrativa de incentivo à reciclagem para a população. O serviço funciona assim: o usuário baixa o aplicativo no seu smartphone e realiza um cadastro para abertura da conta digital. Após isso, será liberado acesso a conteúdos educativos, locais de coleta, extratos e perfil de uso.
A partir da efetivação da conta, a pessoa pode levar os materiais no ponto fixo de coleta, onde um atendente vai receber e pesar os resíduos e registrar o valor da transação para a conta do cliente. Os créditos recebidos podem ser utilizados e transferidos para qualquer conta bancária ou doados para instituições sociais parceiras, tudo pelo aplicativo. Os recicláveis recolhidos serão armazenados em um contêiner e, posteriormente, levados para o Grupo Recicla, que fará a gestão dos sólidos.
O prefeito falou sobre a importância de implementar uma cultura sustentável na cidade. "Esta é uma das diversas iniciativas que estamos buscando para fomentar a cultura da reciclagem na cidade. Peço aos cidadãos que levem seus resíduos até os pontos de coleta e participem desta iniciativa que, além de deixar nossa cidade mais limpa pode dar um retorno financeiro", disse.
A secretária municipal de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Sueme Pompeo de Mattos, destaca a busca de parcerias que tragam cooperação e inovação ao município. "Estamos falando da primeira startup da cidade em parceria com a prefeitura. A parceria será um caso de sucesso e também visa incentivar outras empresas a trazerem ideias e soluções que ajudem a resolver problemáticas da nossa cidade", afirmou.

Facebook
Google
Twitter