OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL, CPF ou CNPJ e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!

Ou, faça login via rede social:

Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Faça cadastro no site do JC para comentar.

Não é necessário ser assinante

Já é cadastrado?
Eventos Notícia da edição impressa de 17 de Fevereiro de 2023.

Carnaval na Serra tem bloco retrô e volta da diversão após pandemia

Garibaldi terá celebração com antigas marchinhas dos anos 1920 até 1960 e ritmos como samba e frevo

Garibaldi terá celebração com antigas marchinhas dos anos 1920 até 1960 e ritmos como samba e frevo


/Hugo Araújo/Divulgação/CIDADES
Após o isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, o Carnaval retorna aos municípios gaúchos com entusiasmo renovado. Na serra, as opções para pular o Carnaval são variadas e têm opções para todas as preferências.
Após o isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, o Carnaval retorna aos municípios gaúchos com entusiasmo renovado. Na serra, as opções para pular o Carnaval são variadas e têm opções para todas as preferências.
Em Garibaldi, a cultura de preservação histórica e cultural fez surgir o Carnaval Retrô. Uma manifestação cultural que promete reunir milhares de foliões pelo Centro Histórico ao som das antigas marchinhas de Carnaval que embalaram as festas dos anos de 1920 a 1960. Sambas enredos de época, além de axé e frevo também darão o tom da atração, que acontece no dia 18 de fevereiro.
O rufar dos tambores está marcado para às 17h, com um cortejo que passará pelas principais vias do Centro Histórico. Os foliões irão desfilar pela rua Júlio de Castilhos, em frente ao Centro Administrativo, passando pela Igreja Matriz São Pedro, em direção ao Museu Municipal, indo até o palco instalado na rua Buarque de Macedo. Em sua terceira edição, a festa não era realizada desde 2020 — quando reuniu sete mil pessoas — em razão da Covid-19.
"A programação turística e cultural de Garibaldi está a todo vapor. Abrimos o calendário 2023 com a vindima — que terá atrações até março, e seguimos com o Carnaval Retrô. Mais uma oportunidade de movimentarmos a economia da nossa cidade e oferecermos opções diferenciadas para nossos turistas", revela o prefeito Sérgio Chesini.
O destaque do evento é o tradicional Bloco do Bepi, que, em forma de cortejo, executa marchinhas de carnaval e samba, movimentando a comunidade e os turistas por onde passam. O nome do bloco é uma alusão ao apelido de Giuseppe em talian - dialeto italiano, que lembra a figura de Giuseppe Garibaldi — herói da Revolução Farroupilha que inspirou o nome do município. A atração é formada por instrumentistas integrantes da Escola de Música da Orquestra Municipal de Garibaldi, Banda Musical Profº Danilo Chisini, e entidades.
De acordo com a secretária de Turismo e Cultura, Ana Pauline Mombach, a terceira edição do evento promete consolidar ainda mais o carnaval em Garibaldi. "O Carnaval Retrô está sendo organizado com muito carinho para envolver toda a comunidade e visitantes em mais uma edição", frisa. O Carnaval Retrô é uma promoção da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e conta com o apoio de entidades e voluntários.
 

Maria Fumaça de Bento Gonçalves terá degustação de vinhos no sábado

Carnaval tem L'Essenza del Vino na Maria Fumaça

Carnaval tem L'Essenza del Vino na Maria Fumaça


Bruna Ferreira/Divulgação/Cidades
Durante o feriado de Carnaval, a Giordani Turismo, operadora oficial do passeio de Maria Fumaça - Trem do Vinho, realiza, no sábado, 18 de fevereiro, duas edições do L´Essenza del Vino, às 14h e 16h.
O passeio especial via estrada de ferro reserva um vagão da composição para que os visitantes possam realizar a viagem entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, degustando vinhos e espumantes de vinícolas gaúchas.
A experiência tem a condução de um sommelier que explica sobre safra, características da uva e do terroir fazem parte da apresentação de cada um dos rótulos cuidadosamente selecionados.
Ao embarcar no vagão dedicado ao L'Essenza del Vino, os passageiros recebem uma taça personalizada do passeio e produtos típicos da região para petiscar e harmonizar. Assim como os demais passeios de Maria Fumaça - Trem do Vinho, o bilhete do L'Essenza contempla transfer entre as estações e acesso ao Parque Cultural Epopeia Italiana. O valor do investimento é de R$ 285 por pessoa, e novas edições mensais estão previstas até outubro de 2023.
 

Caxias do Sul realiza 11ª edição do Bloco da Velha, com tema de Baile de Máscaras

Festejos voltam às atividades após hiato de dois anos da pandemia

Festejos voltam às atividades após hiato de dois anos da pandemia


/DANIELA XU/DIVULGAÇÃO/CIDADES
A Secretaria Municipal da Cultura apresenta a 11ª edição do Carnaval do Bloco da Velha de Caxias do Sul, que, neste ano, evidencia o mistério da fantasia carnavalesca com o tema Baile de Máscaras. O evento marcará o retorno da festa mais popular do Brasil para Caxias do Sul e ratificará o espírito alvissareiro com as máscaras, desta vez, destinadas à folia, pensando em ressignificar esse objeto tão marcante durante a pandemia do coronavírus.
O retorno às atividades do Bloco da Velha, após hiato de dois anos, ocorrerá no domingo (19), das 14h às 22h, na Rua Dom José Baréa, no entorno da antiga Maesa - Metalúrgica Abramo Eberle S/A. A entrada será pelas ruas Treze de Maio e Tronca, esquina com a Rua Vereador Mario Pezzi. A participação é gratuita, mas o Bloco oferecerá uma nova opção de ingresso: o Camarote Wave Premium, que contará com open food e bar, lounge e abadá personalizado. Já o Camarote Wave (nomes alusivos à atual linha de vinhos e espumantes da Vinícola Nova Aliança, parceira do evento) permanecerá nos mesmos moldes das edições anteriores, com espaço privado, também junto ao palco, ambos com banheiros.
O Bloco está preparado para reunir mais de 50 mil pessoas e contará com nova área de alimentação, espaço kids ampliado e uma grande estratégia de segurança, além de serviço de limpeza para iniciar imediatamente após o evento. A proposta contará com diversos bares, no entanto, não será permitida a entrada nos blocos e nos camarotes com qualquer tipo de bebida.
O acessório tema do Bloco da Velha 2023 foi introduzido em festas, como o Carnaval, no século XV, na Itália renascentista e durante o Carnaval de Veneza, e é usado em bailes e desfiles de fantasia até os dias de hoje. O papel histórico do artefato é semelhante ao do próprio Bloco, que em 2011 imprimiu uma nova forma de brincar nesse dia de festa. Além do Carnaval de clubes e os desfiles das escolas de samba, Caxias do Sul conhecera, naquele ano, a semente dos blocos de rua. Na primeira edição, eram apenas 250 foliões reunidos, comemorando a maior celebração de rua do país.
 
Comentários CORRIGIR TEXTO