OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL, CPF ou CNPJ e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!

Ou, faça login via rede social:


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Faça cadastro no site do JC para comentar.

Não é necessário ser assinante

Já é cadastrado?
COMENTAR |
Estiagem Notícia da edição impressa de 15 de Fevereiro de 2023.

Corsan inicia obra para manter abastecimento de Passo Fundo

Balsa de sustentação integra a estrutura necessária para a transposição da água a partir de lago artificial

Balsa de sustentação integra a estrutura necessária para a transposição da água a partir de lago artificial


/CORSAN/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Devido à falta de chuvas no Estado, a Corsan iniciou as obras para a transposição de água de um lago de Passo Fundo e seu transporte para o arroio Miranda até a barragem do mesmo nome, assegurando mais segurança ao abastecimento da cidade. A conclusão da obra deve ocorrer, no máximo, até esta quarta-feira (15), quando entra em operação.
Devido à falta de chuvas no Estado, a Corsan iniciou as obras para a transposição de água de um lago de Passo Fundo e seu transporte para o arroio Miranda até a barragem do mesmo nome, assegurando mais segurança ao abastecimento da cidade. A conclusão da obra deve ocorrer, no máximo, até esta quarta-feira (15), quando entra em operação.
O lago de onde a água será retirada é artificial, com profundidade de até 70 metros e capacidade de 700 mil m³. A obra consiste na montagem de toda a estrutura necessária para a transposição, com bombas de recalque, balsa de sustentação, geradores de energia, tubulação de adução, entre outros.
Esta é uma ação preventiva e de caráter temporário, realizada nos últimos quatro anos, sempre quando há necessidade de aumentar o volume de água do manancial. Neste ano, a obra foi necessária porque o nível na captação está 1,20 metro abaixo do nível normal. Caso ocorram chuvas significativas, a transposição de água do lago será suspensa.
Para garantir a segurança do abastecimento em Passo Fundo, desde dezembro passado a Corsan realiza a transposição de água do Jacuí para a barragem da Fazenda da Brigada. Essa também é uma ação preventiva e temporária, que vem se repetindo desde 2011 nos períodos de estiagem. No caso do Jacuí, quatro quilômetros de tubulação levam a água do rio até a barragem.
Devido ao prolongamento da estiagem, é necessário que a população tenha muita atenção quanto ao uso da água. Nesse momento, para atravessar essa situação de crise hídrica, é possível somar esforços para afastar suas consequências sobre o abastecimento.
O governo gaúcho estabeleceu, no dia 10 de janeiro, Estado de Atenção no Rio Grande do Sul por um período de 90 dias, com o objetivo principal de garantir o abastecimento da população. Conforme determina o documento, diariamente a Corsan acompanha o nível dos mananciais que utiliza para identificar antecipadamente um possível comprometimento do abastecimento. Caso seja preciso alguma ação emergencial, como construção de minibarramentos e reforços nos sistemas de captação, a Corsan está previamente autorizada a realizar a intervenção, devendo, posteriormente, iniciar os procedimentos de regularização junto aos órgãos competentes.
 
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: jornalcidades@jornalcidades.com.br


www.jornalcidades.com.br