OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL, CPF ou CNPJ e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!

Ou, faça login via rede social:


Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Faça cadastro no site do JC para comentar.

Não é necessário ser assinante

Já é cadastrado?
COMENTAR |
AGRO Notícia da edição impressa de 26 de Janeiro de 2023.

Campestre da Serra deve ter quebra de até 30% na safra de uva

Previsão é de que sejam colhidos 16 milhões de quilos; qualidade da fruta é elogiada pelos produtores

Previsão é de que sejam colhidos 16 milhões de quilos; qualidade da fruta é elogiada pelos produtores


/PREFEITURA DE CAMPESTRE DA SERRA/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Os mais de 400 produtores de uva de Campestre da Serra iniciaram a colheita da safra 2023. Neste ciclo, a quebra deverá ficar entre 25% a 30% devido ao clima, especialmente devido ao período de frio prolongado.
Os mais de 400 produtores de uva de Campestre da Serra iniciaram a colheita da safra 2023. Neste ciclo, a quebra deverá ficar entre 25% a 30% devido ao clima, especialmente devido ao período de frio prolongado.
O secretário de Agricultura de Campestre Tairo Balardin, ressalta no entanto, que é uma safra em que se destaca a qualidade da uva. "Verificamos essa condição tanto na uva bordô, que vai para a fabricação de vinhos e sucos, e nas de mesa, como as niágara rosada e branca", explica. Nos 800 hectares de parreirais existentes no município deverão ser produzidos em torno de 16 milhões de quilos - no ano passado foram 20,5 milhões.
Na localidade de Serra do Meio, o produtor Andrigo Rech espera colher em torno de 90 mil quilos de uva bordo nesta safra. "Está acima de nossas expectativas essa produtividade, aqui o clima nos favoreceu", salienta. Andrigo conta que agora no período da safra precisou contratar 15 pessoas de Vacaria. Ele espera em 20 dias colher toda a produção das cinco hectares que possui cultivadas com uva.
O produtor ressalta que aguarda com expectativa a definição de preços por parte da indústria. "Gostaríamos que fosse na faixa de R$ 1,80 o quilo, mas talvez não se alcance esse patamar". Atualmente, segundo o produtor, o custo somente da colheita está em R$ 0,20 o quilo.
O secretário de Agricultura Tairo Balardin destaca que vem aumentando o número de produtores que estão aderido ao cultivo protegido. Acrescenta que o município trabalha no sentido de facilitar a vida do produtor rural tais como deixar as estradas em boas condições para escoar a produção. "Disponibilizamos as máquinas para fazer o que for necessário para retirar a uva dos parreirais sem que ocorram perdas", afirma.
Outra preocupação, segundo o secretário, é apoiar para que os jovens permaneçam no meio rural, que se faça um processo adequado de sucessão familiar. "Oferecemos desde o transporte para universidades, até a colocação de asfalto nas estradas do interior e a realização de feiras de implementos que proporcionam o acesso as novas tecnologias".
Comentários CORRIGIR TEXTO
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Leia também

Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.

Informações e anúncios - Fone: (51) 3221.8633
E-mail: [email protected]


www.jornalcidades.com.br