A comunidade do bairro Parque Oásis, em Caxias do Sul poderá contar, em breve, com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) completamente reformada e ampliada. O projeto está pronto e a licitação foi lançada nesta semana para contratar empresa para executar a obra.
O projeto foi realizado pelo Escritório de Projetos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, com colaboração da Secretaria Municipal da Saúde. A obra vai proporcionar que a Unidade quase dobre de tamanho, passando de 201,07 para 382,23 metros quadrados. Com isso, todo o funcionamento será reestruturado, proporcionando mais conforto aos usuários e também aos servidores.
A unidade passará a ter dois consultórios gerais a mais (totalizando quatro), novos consultórios odontológico e ginecológico e outros espaços como salas de coleta, de observação, de triagem e de marcação de consultas (esses serviços funcionam atualmente adaptados em outras salas). Além disso, a sala da farmácia será ampliada.
Como a obra será realizada por empresa contratada via licitação, ainda não há data para o começo dos trabalhos. O custo é estimado em R$ 1,3 milhão.
A reforma e ampliação atende a uma demanda antiga da comunidade. A UBS foi inaugurada em 2008, em prédio construído inicialmente para abrigar um centro comunitário mas que, em decisão tomada em assembleias, acabou destinado a sediar uma UBS. A obra atual proporcionará que a construção seja adequada aos padrões atuais do Ministério da Saúde, além de melhorar e ampliar os atendimentos.
"São 14 anos que esta UBS está improvisada em um prédio que era para ser um centro comunitário. Agora estamos liberando mais de 1 milhão para fazer quase que a construção de uma UBS nova, quase dobrando o espaço atual além da adequação do projeto", disse o prefeito Adiló Didomenico.
Atualmente, a população de abrangência da UBS Parque Oásis é de cerca de 8,8 mil pessoas. A cada mês são realizados cerca de 3,4 mil atendimentos, dentre consultas médicas e procedimentos odontológicos e ambulatoriais.