Nesta quarta-feira (7), o Jardim Botânico de Caxias do Sul completa 30 anos. O espaço desempenha papel essencial na conservação da biodiversidade e dos ecossistemas locais, contribuindo para a propagação e difusão cultural-educativa dos conhecimentos relacionados à biologia das espécies vegetais, de sua interação com os demais elementos dos ecossistemas e seus usos pelas populações humanas. A criação da área foi oficializada em 1992.
"O Jardim Botânico é detentor de material genético valioso, tanto da flora local, como dos recursos genéticos mantidos em seus acervos vivos. Assim, oferece condições para que se realizem pesquisas sobre taxonomia, sistemática, florística, etnobotânica, genética, horticultura, prospecção e tantas outras. Além disso, é também um local de interesse público, servindo de espaço de lazer para a comunidade e como atrativo turístico do município", afirma o secretário Municipal do Meio Ambiente, João Osório Martins.
Atualmente o Jardim Botânico epresenta um patrimônio histórico, cultural e sobretudo natural do município, servindo de referência para o desenvolvimento da pesquisa científica dos recursos naturais da região e também de atividades educativas da rede pública e privada de ensino.