Ampliar o acesso dos passo-fundenses à internet nos espaços públicos estão entre os objetivos do contrato , assinado entre o prefeito, Pedro Almeida; e o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello. A medida, explicou o chefe do Executivo, vai permitir a instalação da rede de internet em 54 espaços e equipamentos públicos até 2024.o.
De acordo com o prefeito, o contrato assegura a disponibilização de internet em 40 bairros contemplados com o programa Viva a Praça, além de viabilizar que a rede de acesso à internet wi-fi gratuita seja ampliada para outros equipamentos públicos, como o Parque Banhado da Vergueiro, o Parque da Gare, a Farmácia Central e a Escola das Profissões. "Até o final deste ano, 10 bairros vão receber o programa Viva a Praça, que contempla melhorias na infraestrutura das áreas de lazer e também acesso à internet, câmeras de videomonitoramento, novos brinquedos e reforço na iluminação", comentou Pedro.
O secretário municipal de Planejamento, Giezi Schneider, explicou que o contrato firmado entre a Prefeitura de Passo Fundo e a Coprel estabelece a instalação e o fornecimento de internet em espaços e equipamentos públicos. "O contrato com a Coprel é resultado de um trabalho conjunto entre diferentes Secretarias da gestão municipal e foi construído para garantir a cobertura em pontos diversos de Passo Fundo, possibilitando que um número maior de pessoas seja beneficiado", falou o secretário.
Com execução prevista para ser iniciada nos próximos dias, o contrato tem vigor até 2024 e, acrescentou o secretário de Planejamento, contempla, além das praças e áreas de lazer nos bairros, locais como o Parque da Gare, o Centro de Esporte e Lazer Fredolino Chimango, a Farmácia Central, o prédio da Escola das Profissões, o Parque de Rodeios da Roselândia e praças centrais da cidade. "Conforme o contrato, a internet tem garantia de upload e download, fornecida por meio de fibra óptica", declarou Schneider.