O Instituto Taquara Mais (ITM) foi oficialmente lançado, em evento na Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). Sua principal finalidade é unir diferentes entidades e criar um ambiente colaborativo para formação de redes de valor, com foco no desenvolvimento socioeconômico e cultural, otimizando as potencialidades de Taquara.
A entidade se baseia no conceito de cidade criativa e possui três eixos: econômico, social e cultural. Durante o cerimonial de lançamento foi eleita a diretoria, tendo como presidente Marcos Barão; e vice-presidente, Fabiane Oliveira. O Instituto Taquara Mais é uma associação civil taquarense sem fins lucrativos e está baseado também no modelo de quádrupla hélice, unindo a Sociedade Civil, o Poder Público, área Educacional e entidades empresariais. Representando cada uma dessas hélices estão o Lions Inovação, Prefeitura de Taquara, Faccat, Câmara da Indústria Comércio Serviços e Agropecuária do Vale Paranhana (CICS/VP) e Sindilojas Vale do Paranhana.
Já o presidente do Instituto, Marcos Barão, afirma que a entidade tem a inovação como ponto de partida, com inspiração e como uma meta. "Inovação é fazer algo novo, uma nova ideia, um novo serviço ou algo conhecido, mas de um jeito diferente. Inovação requer criatividade e coragem para traçar um caminho que ninguém traçou antes", diz. Barão também explica os próximos passos. "Vamos trabalhar na estruturação organizacional do Instituto. Criar as condições de trabalho para os projetos que atendam os três eixos: econômico, social e cultural. Algumas comissões já estão sendo formadas, como por exemplo, a comissão da saúde, comissão de segurança, comissão de capacitações", adianta.
O diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, salienta que a Faccat atinge um dos objetivos que tem como Instituição de Ensino Superior sem fins lucrativos. "O espírito voluntário é fundamental nos nossos dias e este é um evento muito especial pelo seu significado e idealismo, pelo voluntariado. É importante termos bem presentes que essas iniciativas não são muito fáceis. A criação é importante, mas concretizar e tornar isso uma realidade, que deixe um legado para as próximas gerações, é o grande desafio", revela.
Backes também comenta que existem muitas iniciativas, mas que em certa altura cai no esquecimento ou não têm os objetivos claros. "Mas pelo que foi apresentado aqui, o Taquara Mais tem objetivos muitos claros e abrangentes. É preciso dar as etapas no tempo certo, não perdemos o "time", não apressarmos, não perdermos a paciência, mas também não andarmos devagar demais. Tenho certeza que vai ser marcante para o município de Taquara", comemora.