O Hospital Ivan Goulart, de São Borja, confirmou o credenciamento do Centro de Hemodiálise junto ao SUS. A confirmação veio por meio de portaria dodo Ministério da Saúde. O documento, habilita o Hospital Ivan Goulart como Unidade de Atenção Especializada em Doença Renal Crônica (DRC) com Hemodiálise e nos estágios 4 e 5 (pré-dialítico) e estabelece recursos orçamentários para procedimentos em média e alta complexidade.
Anualmente, a instituição irá receber, R$ 2,4 milhões de reais para esse serviço. A concretização do credenciamento é visto como de extrema importância para o hospital, pois há anos a instituição trabalha em ações em conjunto com autoridades para que o serviço viesse a acontecer de modo a contemplar toda a comunidade, ou seja, pacientes particulares, convênio e SUS. A diretora do HIG, Fernanda Bonotto salientou que, com a publicação da portaria, o hospital já começa a se organizar para agilizar os processos burocráticos para atender os pacientes com doença renal. O planejamento é que se inicie, ainda neste ano, esses atendimentos.
A habilitação do Centro de Hemodiálise representa credibilidade e qualidade no serviço, tanto em nível de estrutura quanto em nível profissional. Conforme Fernanda, esse é mais um dos serviços de alta complexidade do hospital. "Estamos evoluindo e nosso principal intuito é avançar cada vez mais no segmento da saúde para auxiliar nossa comunidade e região", pontua a diretora do HIG.
O presidente do HIG, Pedro Machado, destaca que esse credenciamento representa uma batalha de anos e que foi trabalhada e buscada incansavelmente através de reuniões, agilidade em documentações, dentre outros processos burocráticos, "Nós nunca desistimos e hoje visualizamos concretizada mais uma vitória na área da saúde em benefício de São Borja e região", afirmou.