A Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo aprovou a criação de 380 novos postos de trabalho no quadro permanente de servidores do município. A ampliação de vagas, proposta pelo Executivo, atinge cinco cargos. O maior acréscimo de efetivo, em números absolutos, é previsto para a função de professor de educação básica. Serão 300 novas vagas.
O restante é igualmente distribuído entre os cargos de assistente social, guarda municipal, procurador e psicólogo. Apesar do acolhimento de todos os parlamentares presentes, projeto ainda depende de nova aprovação para virar lei. A votação em segundo turno deve ocorrer na tarde desta quarta (3).
Em documento anexo à matéria, o Executivo detalhou, cargo a cargo, os motivos para a criação das vagas. Em linhas gerais, as ampliações estão atreladas ao aumento de demanda e à substituição de postos em extinção.
A expansão do quadro de professores, por exemplo, é fundamentada em razão da abertura de novas turmas de educação infantil. A prefeitura lembra que, apenas em 2021, foram inauguradas três escolas, exigindo a contratação de 84 educadores. Além disso, desde o ano passado também foram abertas, em outros estabelecimentos de ensino, 51 turmas na mesma faixa etária.
As 300 novas vagas, que dobram o número atualmente previsto para o cargo, serão destinadas para professores com formação em nível superior. Com jornada semanal de 20 horas, os servidores poderão atender desde a educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental.
Conforme o documento, serão criadas 20 novas vagas para cada especialidade. Com isso, o quadro de assistentes sociais cresce para 63 servidores, enquanto o de psicólogos salta para 33. Já os procuradores saltaram de 10 para 30 com a atualização. Conforme o cálculo, caso todos os cargos sejam preenchidos, é previsto um impacto financeiro anual de R$ 25,5 milhões.