O município de São Gabriel quer ingressar no radar de investimentos do Rio Grande do Sul, a partir do lançamento de uma plataforma de divulgação das potencialidades da cidade. O Investe São Gabriel foi apresentado para lideranças empresariais, políticos e imprensa, em um evento realizado em Porto Alegre nesta quinta-feira (28). A plataforma pode ser acessada de forma online (investesaogabriel.com.br).
A ferramenta traz dados sobre a cidade, conhecida com a Terra dos Marechais, sobretudo em aspectos econômicos, como comércio, serviços, agronegócio e indústria. No site é possível saber informações sobre o desenvolvimento do município e onde estão as oportunidades para angariar novos empreendimentos. A plataforma também disponibiliza um campo de contato para empresas interessadas, e é vista pela prefeitura como uma forma de conectar o público e o privado.
Durante a apresentação da plataforma, o prefeito Lucas Menezes, que assumiu o posto após a renúncia de Rossano Gonçalves - ele irá concorrer nas eleições de outubro - comentou que a ideia de São Gabriel é se transformar em um polo estratégico do Rio Grande do Sul. Segundo o chefe do Executivo, a localização da cidade no mapa do Estado, facilita o deslocamento para setores logísticos importantes, como o Porto de Rio Grande (cerca de 350 quilômetros) e a fronteira com o Uruguai (170km) e com a Argentina (310km). "Estamos em um ponto que favorece para o transporte de alimentos, para a passagem de turistas vindos do exterior e entendemos que esse é um trunfo importante a ser utilizado por São Gabriel para atrair empresas", avalia. Ele entende que a desburocratização dos processos para a abertura de novos negócios, a partir da Lei de Liberdade Econômica e da Sala do Empreendedor, também podem ajudar.
O agronegócio é visto como um tema central. São Gabriel é a terceiro maior produtor de soja do RS, com cerca de 140 mil hectares plantados. Além disso, cultivos de trigo e arroz também têm crescido dentre as preferências dos agricultores. Segundo o levantamento feito pela prefeitura, ainda há mais 50 mil hectares de terra fértil a serem utilizadas. "Nós evoluímos muito na soja e ela é um dos carros-chefes da nossa economia. Ainda há espaço para aumentar a produção e vejo que o Investe São Gabriel vai nos ajudar nesse ponto", afirma Lucas.
Outros dois pontos a serem explorados, a partir do lançamento, são em relação à indústria e ao turismo. No segmento industrial, o Berçário da cidade conta com cinco empresas atualmente e potencial para expansão. Já na área turística, a intenção é tornar a cidade um ponto de parada para turistas argentinos e uruguaios que chegam ao Brasil e rumam para o litoral, bem como aos gaúchos e catarinenses que pretendem passar férias nos países vizinhos.
Reforma para ampliação do aeroporto é vista como 'fundamental' para alavancar o desenvolvimento da cidade
O prefeito Lucas Menezes detalhou, durante o lançamento, sobre o projeto de ampliação do aeroporto de São Gabriel. Atualmente, apenas aeronaves de pequeno e médio porte podem utilizar a pista para pousos e decolagens. Para conseguir viabilizar a chegada de aviões maiores, o município negocia com o governo do Estado a cessão de uma área da antiga Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).
De acordo com o prefeito, desde o ano passado existem negociações para que essa área seja liberada. "Considero essa uma obra fundamental para a nossa cidade. Vimos o desenvolvimento da aviação regional recentemente e São Gabriel, pela localização estratégica, poderia entrar nesse cenário. Vamos continuar insistindo junto ao Estado para viabilizar", comenta.
Presente na solenidade, o secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub, afirmou que vai contatar o prefeito para desburocratizar o processo que se refere à cessão da área. A intenção, segundo ele, é que o projeto tenha andamento a partir dessa negociação. No entanto, não firmou prazo para uma resposta sobre a demanda.
Ainda sobre ações que viabilizem a chegada de investimento a São Gabriel, Lucas Menezes confirmou que a prefeitura trabalha em um Lei de Incentivo à Inovação. Segundo ele, a legislação deve fomentar a criação de empresas do setor, além de viabilizar a capacitação dos trabalhadores locais.

Facebook
Google
Twitter