Com o intuito de orientar, educar e propor medidas que minimizem o impacto de estradas e rodovias sobre a fauna silvestre no município de Gramado, a secretaria municipal do Meio Ambiente deu início à instalação de placas de travessia de animais silvestres nos pontos com maior índice de atropelamentos. As placas de travessia de animais silvestres, que têm caráter orientativo e educativo, foram confeccionadas utilizando recursos das conversões de multas ambientais
A conservação da fauna silvestre em áreas florestadas é reconhecida como de vital importância na estabilidade biológica, manutenção da biodiversidade, controle biológico de pragas, manutenção dos valores estéticos da natureza e nos processos de renovação da vegetação e por isso a implantação das placas é fundamental para avaliação de medidas conservacionistas diretamente ligadas à fauna. Por fim, toda placa possui um QRCode que direciona para o flyer digital sobre as formas de evitar atropelamentos de animais silvestres. Além disso, servirão para expandir o conhecimento sobre os animais silvestres e garantir a manutenção do meio ambiente saudável, permitindo a prestação dos serviços necessários à manutenção do equilíbrio ecológico.
Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.