Palco de diversos eventos ao longo do ano, o Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul está passando por reformas. A revitalização atende demandas de pilotos, com mudanças que tornarão a pista mais segura e competitiva. Estimada em R$ 2.8 milhões, as melhorias preveem reparos localizados e, em especial, o microrrevestimento asfáltica de 3,5 quilômetros.
O trabalho foi iniciado há cerca de um mês, incluindo pequenos ajustes no traçado, com o alargamento de um trecho de curva. A aplicação de duas camadas de microrrevistimento asfáltico - a primeira foi iniciada na semana passada - dará maior durabilidade à pista e garantirá menor desgaste aos pneus dos veículos que competirem no circuito. A segunda aplicação está prevista para a próxima semana. De acordo com o engenheiro Eduardo Daddall, responsável pela obra, o trabalho deve ser concluído em até um mês, dependendo das condições climáticas.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Cruz do Sul, Marcio Martins, destaca que este é o maior investimento no autódromo, desde a inauguração da estrutura, em 2005. Martins enfatiza que os reparos e melhorias atendem a diversas solicitações de pilotos das principais categorias que já competiram no município. O recapeamento da pista garantirá menor desgaste aos pneus e o alargamento da pista após a reta dos boxes trará mais agilidade aos competidores na passagem pelo trecho.
Conforme Martins, o autódromo é palco para provas de categorias automobilísticas importantes do cenário nacional e, com a reforma, deverá ver o calendário de competições da pista ampliado em breve para, enfim, atrair também o público que é fã de automobilismo. O impacto disso, comenta, terá reflexos positivos na economia local. "Estima-se que uma corrida de nível nacional movimenta em torno de R$ 1,5 milhão em contratações temporárias, rede hoteleira, bares, restaurantes e comércio em geral", explicou.