A Equipe de Robótica da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) conquistou um grande resultado na RoboCup 2022, a Copa do Mundo de Robótica, disputada na Tailândia ao terminar a competição em terceiro lugar, na categoria @Home. A façanha de Doris (do inglês, Domestic Robotic Intelligent System, ou Sistema Inteligente Robótico Doméstico) é inédita para o Rio Grande do Sul, já que, até então, apenas equipes de São Paulo haviam participado do mundial da categoria.
"Acho que representa todo o esforço que a gente teve. Tem equipes que estão há muito mais tempo competindo nessa categoria e o nosso projeto é relativamente recente, de 2018. Ser a primeira equipe do RS a participar foi motivador. Foi surpreendente para todos nós a atmosfera de torcida que foi criada e o resultado que a gente conseguiu", conta um dos membros da equipe, Jardel Dyonisio.
O foco no trabalho desenvolvido era tanto que eles sequer comemoram os feitos alcançados, como a vaga para a segunda fase, entre as seis melhores. Mesmo sem completar a tarefa da fase seguinte, a equipe garantiu o 3º lugar devido a uma apresentação muito boa na primeira fase, um resultado histórico para o Rio Grande do Sul, para a Furg e para a cidade de Rio Grande. "Para falar a verdade, acho que até agora a gente não tem muito a dimensão do que conquistou. A ficha vai caindo aos poucos que nós somos uma das três melhores equipes do mundo", afirma.
Os quatro representantes da Furg devem chegar em Rio Grande na quinta-feira (21). Depois do descanso merecido, o foco deverá ser qualificar a Doris, buscar o título brasileiro e uma vaga para o mundial do ano que vem, que será disputado na França.