A secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Lajeado, em parceria com o Departamento de Serviços Urbanos da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosur), está utilizando um novo equipamento para realizar o recolhimento de lixo verde. O serviço de limpeza pública agora conta com um triturador acoplado a um caminhão, que transforma os galhos em pequenos fragmentos. O novo sistema de recolhimento reduz o volume de galhos, folhas e troncos retirado das ruas e transforma a matéria orgânica em adubo, que será aproveitado por produtores rurais do município.
Conforme o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Luís Benoitt, o triturador também auxilia na diminuição dos custos do recolhimento de lixo, tendo em vista que é necessário realizar menos viagens para recolher o material e levá-lo ao destino. Uma carga de lixo verde triturado equivale a seis cargas de lixo verde sem a trituração, o que resulta em menos viagens e, assim, economia de combustível e redução de poluição atmosférica.
"Levamos em consideração que o triturador diminui o volume do material recolhido instantaneamente, reduzindo o serviço de seus caminhões. Vamos reduzir custos com combustíveis, com tempo e com funcionários. Outro benefício é transformar o lixo em adubo para produtores rurais", esclarece o secretário.
Atualmente, o triturador é um serviço contratado de empresa terceirizada. Agora, o município realizará a compra de um equipamento próprio. O calendário de coleta segue o mesmo do recolhimento de lixo verde, definido pela Departamento de Serviços Urbanos da cidade.