Foi realizado, no fim da semana passada, o ato inaugural do Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista de Santo Ângelo, que funcionará junto ao Centro Missioneiro de Equoterapia no Parque de Exposições Siegfried Ritter. A solenidade foi realizada reunindo participantes de toda a região. Na oportunidade, foi aberto o ciclo de palestras que marca o início dos trabalhos do Centro.
A rede do Programa TEAcolhe é formada por 30 centros de referência e sete centros macrorregionais de Santo Ângelo i O prefeito em exercício, Volnei Teixeira, destacou que trata-se de um projeto inovador, que qualifica o debate para o tema do autismo, sensibilizando a sociedade para a inclusão social e atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista e às suas famílias.
O local atenderá pacientes de 24 municípios da região, que terão suporte para casos graves, refratários e moderados. A equipe técnica é formada pela psicóloga e coordenadora, Mariliane Adriane Monteiro; fisioterapeuta Rafael Paim; pedagoga Cleonara Escobar Pacheco; psiquiatra Mabel Konzen e a assistente social Joseane Brum dos Santos.
Além de inaugurar o serviço multiprofissional, o evento, que ocorreu no fim da semana passada também marcou a abertura de um ciclo de palestras de capacitação e sensibilização sobre o tema. A primeira palestra foi do neuropediatra Guilherme Henz sob o tema "Neurodesenvolvimento e TEA", que aborda as questões relacionadas ao espectro autista, diagnóstico, sintomas e encaminhamentos. Já estão confirmadas palestras para 8 de agosto, sobre educação, e 8 de outubro, abordando a assistência social.