A cidade de Gravataàentrou no circuito da mobilidade elétrica e incentivar a redução de impactos causados pelo uso de combustÃveis fósseis. Nesta quarta-feira (22), a prefeitura, em parceria com a Zona Azul Brasil, lançou um ponto público e gratuito para carregar carros elétricos. O serviço fica na Praça da BÃblia, em frente à sede do Executivo, no Centro.
A estrutura permitirá uma utilização diária por veÃculo, contará com um equipamento da e-Volvo. A partir do lançamento, uma equipe irá monitorar a demanda e avaliar futuras ampliações. O usuário pagará somente pelo uso da vaga, não pelo consumo de energia, e o tempo total previsto para o carregamento completo é de duas horas.
Além de auxiliar os motoristas residentes que já possuem veÃculos compatÃveis, o objetivo é atrair para a cidade novos usuários que identifiquem o ponto de recarga em aplicativos de mapeamento. "Esta cooperação entre público e privado reforça o quanto estamos cientes da extrema ascensão desta nova tecnologia automotiva e o quanto iremos beneficiar diversos setores da região, como os hotéis, restaurantes e lojas que poderão receber os clientes durante o carregamento", ressalta o diretor de Operações da Zona Azul Brasil, Claudinei Barduque.
Com a falta de outros carregadores em vagas públicas no Brasil, a prefeitura prevê que pelo menos 50 usuários mensais utilizem o sistema. O cenário é de que, nos próximos anos, o número cresça cada vez mais com a adoção desta solução e Gravataà está se preparando para ele.
Segundo o prefeito Luiz Zaffalon, a intenção foi buscar no mundo as maiores inovações que convergem com o entendimento da gestão de que investir em tecnologia e estimular práticas sustentáveis não só auxiliam na preservação ambiental como também atraem maior crescimento econômico para o municÃpio. "Trata-se de um projeto piloto inovador. Queremos Gravataà à frente de novas soluções e aberta a receber o que há de mais atual", enfatiza.
Desde 1996 o Jornal Cidades dedica-se exclusivamente a evidenciar os destaques dos municípios gaúchos. A economia de cada região é divulgada no jornal, que serve também de espaço para publicação de editais de licitação. Entre em contato conosco e anuncie nessa mídia adequada e dirigida às Prefeituras de todo o RS.