Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Espanha

- Publicada em 25 de Janeiro de 2023 às 20:11

Espanha prende aposentado de 74 anos por enviar série de cartas-bomba

Um dos pacotes foi enviado à embaixada dos Estados Unidos em Madri

Um dos pacotes foi enviado à embaixada dos Estados Unidos em Madri


OSCAR DEL POZO/AFP/JC
Folhapress
O suposto responsável por enviar uma série de cartas-bomba à embaixada da Ucrânia em Madri e ao primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, no final do ano passado foi preso nesta quarta-feira (25).
O suposto responsável por enviar uma série de cartas-bomba à embaixada da Ucrânia em Madri e ao primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, no final do ano passado foi preso nesta quarta-feira (25).
O suspeito é um aposentado de 74 anos com nacionalidade espanhola e iniciais "P.G.P.". Ele foi detido em Miranda de Ebro, no norte do país, segundo nota divulgada pelo Ministério do Interior. "A operação (...) continua em aberto, e buscas estão sendo feitas na casa do detido", afirmou a pasta, que acrescentou que o idoso é adepto de novas tecnologias e bastante ativo nas redes sociais.
Ele teria remetido pacotes com explosivos a ao menos seis destinatários - os outros quatro foram a embaixada dos Estados Unidos em Madri; a sede do Ministério da Defesa espanhol; uma fábrica de armamentos que produzia lançadores de granadas enviados à Ucrânia; e uma base militar de onde saíam os voos com destino ao país invadido pelas tropas russas.
Todos os envelopes foram enviados de dentro da Espanha, e embora as evidências indiquem que o suspeito tenha fabricado e remetido os explosivos de forma autônoma, a polícia federal não descarta a participação ou influência de outros no processo. "Estamos trabalhando com todas as possibilidades", afirmou à imprensa o ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska.
Exceto no caso da embaixada ucraniana - em que a explosão do pacote feriu superficialmente um guarda-, todos os envelopes foram interceptados por equipes de segurança antes de chegarem a seus destinatários. A Justiça espanhola abriu uma investigação por um possível crime de terrorismo.
Na época dos acontecimentos, o jornal The New York Times afirmou que os serviços de inteligência norte-americanos e europeus suspeitavam que o Movimento Imperial Russo (MIR) estivesse por trás dos atentados. O grupo paramilitar ultranacionalista fundado em 2002 teria agido por ordem do serviço de inteligência militar russo (GRU) - segundo o veículo, o objetivo era testar a capacidade de ação de grupos semelhantes no caso de uma escalada do conflito. O Ministério do Interior espanhol se recusou a comentar a informação ao ser contatado pela AFP.
FOLHAPRESS
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO