Porto Alegre, quinta-feira, 14 de novembro de 2019.
Dia do Bandeirante.

Jornal do Comércio

ASSINE O FEED

Denúncia e desvelamento

14/11/2019

A produção e montagem de Censuradas - SOS mulheres em Vênus ou travestis na porta do céu, dramaturgia e direção de Pedro delgado, por trás da aparente comicidade, trata de tema extremamente oportuno e sério: a violência contra travestis e outros integrantes de grupos LGBT

Renovação e parcial frustração

07/11/2019

O Grupo Corpo de dança, de Belo Horizonte, revelou-se ao público cm o espetáculo "Maria, Maria", coreografia do argentino Oscar Araiz, sobre música de Milton Nascimento. Logo depois, o mesmo coreógrafo idealizou Último trem, desta vez a partir de música de Gilberto Gil, especialmente Expresso 2222. Era 1980. Em 2019, Gilberto Gil e o Grupo Corpo se reencontram, mas o coreógrafo é outro, Rodrigo Pederneiras, que já tem uma história com o conjunto coreográfico.

O Teatro de Arena, antes, agora e sempre

01/11/2019

Esta coluna não poderia deixar passar em branco os 52 anos de existência do Teatro de Arena

Espetáculos nem tão casuais na sua coincidência

25/10/2019

Como não acredito em casualidades, não creio que as temporadas simultâneas de Peccátu, no Teatro Bruno Kiefer, e de Um dia Sodoma, no outro Gomorra, no Museu do Trabalho, sejam apenas coincidência. Ambas as peças, embora com enredos aparentemente bastante distantes, acabam por revelar perspectivas semelhantes: a discussão sobre a contemporaneidade, em especial a questão da fragmentação e a dificuldade para se assumir uma certa identidade.

O Theatro da Paz, de Belém

11/10/2019

Numa rápida passagem por Belém do Pará, aproveitei para fazer uma visita técnica ao Theatro da Paz, inaugurado em 1878, portanto, duas décadas depois do nosso Theatro São Pedro. Construído no auge do ciclo da borracha, ao tempo da belle époque, a partir de um projeto do engenheiro militar pernambucano José Tibúrcio de Magalhães, o teatro tem o estilo neoclássico, tendo sido edificado com materiais trazidos da Europa, como o ferro inglês, os cristais franceses e os ornamentos folheados a ouro.

Por trás do riso, a denúncia

04/10/2019

A diretora Patrícia Fagundes está no auge de suas possibilidades, realizando um sem-número de espetáculos. Agora mesmo, nas comemorações dos 15 anos da Cia. Rústica de Teatro, que ela coordena, faz pequena temporada na Sala Álvaro Moreyra com três diferentes espetáculos, começando por Desmedida naitchy club. Este trabalho já foi apresentado anteriormente no Ponto de Teatro do Instituto Ling.

POA em cena: muitos acertos e alguns equívocos

27/09/2019

A segunda e última semana do Porto Alegre em Cena trouxe algumas atrações notáveis e outras que se tornaram decepções

MAIS NOTÍCIAS