Porto Alegre, quarta-feira, 08 de julho de 2020.
Dia do Padeiro.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
quarta-feira, 08 de julho de 2020.
ASSINE O FEED

O tesouro

03/07/2020

Crítico de cinema aborda a obra de Spike Lee, que lançou 'Destacamento Blood' recentemente na Netflix

Memória e imagem

26/06/2020

Depois da primeira sessão pública organizada pelos Irmãos Lumière, em 28 de dezembro de 1895, o cinema se espalhou pelo mundo

Musicais

19/06/2020

Com a estreia indefinida devido à pandemia, o novo filme de Steven Spielberg é uma ousadia

Cenário revelador

12/06/2020

Obras incompletas

05/06/2020

Certamente serão muitas as filmografias que poderiam ser maiores do que aquelas deixadas por vários mestres do cinema. Filmes não realizados são como sonhos não concretizados. São vários os obstáculos colocados entre a imaginação e as duras leis impostas pelas forças do sistema produtor.

Geração sacrificada

29/05/2020

"Aquilo que não se esperava na cinematografia nasceu, parece, na Polônia. Antes mesmo que os franceses tivessem começado a dissimular as suas opiniões na sombra dos problemas de nossos dias, os poloneses sabiam, desde há muito, tratá-los de modo enigmático. Enigmático, porque seria de se esperar, desse país situado na Europa Oriental, simplificações e otimismo. E foi justamente a Polônia que nos deu uma alegoria, com Dois homens e um armário, e uma fantasmagoria, com Kanal. A Polônia é provavelmente o único país, outrora ocupado, que entendeu que os problemas referentes à Resistência não podem ser expressos na base de preto e branco, que este período está repleto de dilemas perturbadores. E também nenhuma cinematografia soube exprimir tão perfeitamente os efeitos monstruosos da guerra."

Exilados

22/05/2020

Um dos exemplos mais relevantes de intolerância e paranoia exercidas contra manifestações artísticas é o do machartismo. No final da década de 1940 e na seguinte importantes nomes do cinema norte-americano tiveram suas carreiras prejudicadas e, em alguns casos, definitivamente interrompidas.

Suspense e ironia

15/05/2020

De 10 em 10 anos, a revista inglesa Sight and Sound realiza uma enquete entre diretores, historiadores e críticos de cinema de vários países com o objetivo de escolher os 10 maiores filmes de todos os tempos. Os responsáveis por aquela publicação abrem espaço para as mais diversas correntes de opinião. O resultado, portanto, é bem mais democrático do que aquelas eleições das quais participam apenas integrantes de determinada corrente.

Produtor e diretor

08/05/2020

Stanley Kramer (1913-2001) foi, entre os anos de 1949 e l961, um realizador que desfrutou de grande prestígio devido a sua ousadia em abordar certos temas. Numa fase em que parte da crítica, sobretudo a francesa, se dedicava a descobrir méritos e importância em realizadores até então subestimados, Kramer não foi bem acolhido pelos discípulos dos Cahiers du Cinéma espalhados pelo mundo.

MAIS NOTÍCIAS

Hélio Nascimento
Hélio Nascimento
Um dos mais respeitados críticos de cinema em atividade, Hélio Nascimento analisa os melhores filmes em cartaz todas as sextas-feiras no Jornal do Comércio.