Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavírus

- Publicada em 23 de Setembro de 2022 às 17:36

Porto Alegre encerra vacinação aos fins de semana e feriados neste sábado

A quarta dose é aplicada em pessoas com 20 anos ou mais

A quarta dose é aplicada em pessoas com 20 anos ou mais


Cristine Rochol/PMPA/JC
Porto Alegre encerra neste sábado (24) a vacinação contra a gripe e a Covid-19 aos fins de semana e feriados. A aplicação das doses acontece no Lindóia Shopping (avenida Assis Brasil, 3522), das 9h às 16h. As informações são da prefeitura da Capital. 
Porto Alegre encerra neste sábado (24) a vacinação contra a gripe e a Covid-19 aos fins de semana e feriados. A aplicação das doses acontece no Lindóia Shopping (avenida Assis Brasil, 3522), das 9h às 16h. As informações são da prefeitura da Capital. 
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a decisão foi tomada após avaliação - nos últimos quatro meses - dos fluxos de atendimento nos pontos de vacinação, que aplicam as doses aos sábados. Conforme a análise, houve queda de 81,8% no número de doses aplicadas.
Em agosto, a média foi de doses aplicadas foi de 1.100 e, em setembro, 200. Com base nesse levantamento, a secretaria está reorganizando as escalas de equipes a partir de 1º de outubro. E irá concentrar a vacinação de segunda a sexta-feira, reforçada em unidades com turno estendido até 22 horas. 
A primeira dose contra Covid-19 estará disponível para crianças de cinco a 11 anos. A segunda dose de Coronavac e de Pfizer será oferecida a crianças vacinadas há 28 dias e oito semanas, respectivamente.
Para aplicação da D1, é preciso apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais devem estar presentes no momento da vacinação. Em caso de ausência, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito, assinado pela pessoa que está acompanhando a criança no momento da vacinação.
Para adultos, a primeira dose é aplicada em todas as pessoas com 12 anos ou mais. A segunda dose estará disponível para vacinados com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen há oito semanas e Coronavac há 28 dias. A terceira dose estará disponível para todas as pessoas a partir de 12 anos vacinadas há pelo menos quatro meses.
Enquanto a quarta dose estará disponível para pessoas a partir de 20 anos vacinadas há pelo menos quatro meses e profissionais de saúde e de apoio à saúde a partir de 18 anos vacinados há pelo menos quatro meses. Pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos devem receber uma dose adicional dois meses após o esquema primário.
A vacina da gripe é aplicada em todas as pessoas a partir de seis meses de idade.
Atendimento sintomas respiratórios 
Durante o fim de semana, pessoas com sintomas respiratórios poderão procurar um dos pronto-atendimentos ou a UPA Moacyr Scliar, com funcionamento 24 horas.

Vacinação e atendimento em Porto Alegre neste fim de semana:

Sábado (24):
Vacinação contra a gripe e Covid-19 para crianças, adolescentes a partir de 12 anos e adultos - 9h às 16h:
  • Lindóia Shopping - avenida Assis Brasil, 3522 - jardim Lindóia
Pronto atendimentos 24h para pessoas com sintomas respiratórios:
  • PA Cruzeiro do Sul - rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza
  • PA Bom Jesus - rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus
  • PA Lomba do Pinheiro - estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro
  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar - rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO