Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Urbanismo

- Publicada em 04 de Agosto de 2022 às 13:30

Praças de Porto Alegre vão ganhar brinquedos novos e mais modernos

Iniciativa é uma das ações desenvolvidas para melhorar as áreas públicas da Capital

Iniciativa é uma das ações desenvolvidas para melhorar as áreas públicas da Capital


LUIZA PRADO/JC
Luciane Medeiros
A criançada terá novas atrações para se divertir e gastar energia ao ar livre em Porto Alegre a partir dos próximos meses. A prefeitura lançou, na semana passada, uma licitação para contratar a empresa que será responsável por fornecer novos equipamentos para os parquinhos e qualificar os espaços públicos. “Serão brinquedos diferenciados e mais modernos”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.
A criançada terá novas atrações para se divertir e gastar energia ao ar livre em Porto Alegre a partir dos próximos meses. A prefeitura lançou, na semana passada, uma licitação para contratar a empresa que será responsável por fornecer novos equipamentos para os parquinhos e qualificar os espaços públicos. “Serão brinquedos diferenciados e mais modernos”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.
A licitação está em andamento desde o dia 1 de agosto, com o recebimento de propostas até o dia 11 deste mês. O valor estimado para a substituição dos itens, segundo o edital, é de R$ 1,571 milhão.
Os parquinhos irão ganhar opções para as crianças menores como brinquedos minimulti infantil e balanços para bebês. A contratação prevê também a instalação de "gaiolas", gangorras e escaladas de modelos diversos, ponto de equilíbrio e outros brinquedos.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/08/04/206x137/1_modelo_brinquedo_multi-9711129.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'62ebe6394a3d8', 'cd_midia':9711129, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/08/04/modelo_brinquedo_multi-9711129.jpg', 'ds_midia': 'Brinquedo Minimulti Infantil em aço galvanizado que consta no termo de referência da prefeitura para contratar fornecedor de novos equipamentos para praças da Capital', 'ds_midia_credi': 'Reprodução/JC', 'ds_midia_titlo': 'Brinquedo Minimulti Infantil em aço galvanizado que consta no termo de referência da prefeitura para contratar fornecedor de novos equipamentos para praças da Capital', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '570', 'align': 'Left'}
Empresa vencedora da licitação vai fornecer brinquedos de vários modelos em aço galvanizado. Foto: Reprodução/JC
O material utilizado deve ser de aço galvanizado, mais resistente à ação de vândalos. Para assegurar a garantia dos equipamentos, as instalações devem fazer parte do fornecimento para não correr o risco de qualquer erro na montagem.
Assim que for conhecida a vencedora, terá início a mudança no padrão. Garcia diz que não é possível trocar os brinquedos em todos os locais ao mesmo tempo. “A renovação será gradual, tendo em vista a necessidade de novos equipamentos para as crianças. Será um ganho para a cidade, vamos trocar o mobiliário das praças aos poucos”, explica.
A iniciativa faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela gestão municipal para melhorar as áreas públicas. Uma das iniciativas é a revitalização dos espaços. Desde o início do ano, já foram revitalizadas 70 praças. A meta é fechar 2022 com melhorias em 140 áreas, superando 2021, quando foram 102.
A cidade tem 685 praças cadastradas e cerca de 200 pequenos pedaços verdes complementares que podem vir a ser registrados dessa forma. As revitalizações são realizadas por empresas terceirizadas e funcionários da prefeitura. São serviços variados e de acordo com a necessidade e características de cada local, envolvendo, por exemplo, trabalhos como pintura de bancos e quadras esportivas, reparos ou substituição de brinquedos e manutenção das mesas de jogos e pista de skate. 
Além disso, está em andamento um processo de contratação para acelerar os pequenos serviços - consertos de um balanço ou uma gangorra, por exemplo. Atualmente, três empresas realizam a manutenção, divididas entre as regiões Norte, Centro/Leste e Sul.
Outro projeto implementado é o programa Prefeitos de Praça, liderado pela Secretaria de Parcerias em conjunto com a de Governança. Pessoas indicadas por moradores de uma região, vereadores ou lideranças e também por indicação do próprio cidadão ficam encarregados de ajudar a cuidar da área.
Os voluntários realizam melhorias, mutirões, hortas comunitárias e organizam eventos. “A ideia do prefeito de praça é ajudar nos cuidados com a cidade e ser uma ponte da prefeitura com cada área. Temos ótimos exemplos de prefeitos e prefeitas de praça, cidadãos que cuidam do local, ficam em contato nos grupos de WhatsApp do bairro e orientam como cada um pode ajudar”, ressalta Garcia. Onde é realizada a revitalização, o prefeito da praça é a figura que conversa com a população e esclarece sobre o uso adequado dos equipamentos.
Em junho, a prefeitura lançou a campanha “A gente vive, a gente cuida”, movimento para chamar atenção e convidar a população a manter a Capital limpa e cuidar dos espaços públicos. A ideia é mobilizar a sociedade para contribuir com a chamada “zeladoria”.
Não só o cidadão comum como a iniciativa privada é convidada a participar. Uma parte das praças da capital gaúcha é “adotada” por uma empresa, que fica responsável pelos cuidados da área. Essa parceria fica a cargo da Secretaria Municipal de Parcerias e é estimulada pelo prefeito Sebastião Melo. “Ganham os dois lados: a empresa que cuida da praça, que fica uma área bonita onde pode expor a sua publicidade, e a gestão municipal que deixa de gastar naquela praça e pode destinar o recurso para outra área que necessite”, afirma Garcia.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO