Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Urbanismo

- Publicada em 04 de Julho de 2022 às 12:32

Recém-revitalizada, Praça Júlio Mesquita tem brinquedos danificados

O balanço destinado ao uso de pessoas com deficiência teve as correntes arrebentadas

O balanço destinado ao uso de pessoas com deficiência teve as correntes arrebentadas


Luiza Prado/JC
Luciane Medeiros
Não durou nem um fim de semana a revitalização da Praça Júlio Mesquita, no Centro Histórico de Porto Alegre, que no domingo (3) já apresentava sinais de vandalismo. As melhorias feitas no local foram entregues na sexta-feira (1), mas ontem o balanço para pessoas com deficiência (PCD) já estava com as correntes arrebentadas. 
Não durou nem um fim de semana a revitalização da Praça Júlio Mesquita, no Centro Histórico de Porto Alegre, que no domingo (3) já apresentava sinais de vandalismo. As melhorias feitas no local foram entregues na sexta-feira (1), mas ontem o balanço para pessoas com deficiência (PCD) já estava com as correntes arrebentadas. 
Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), foram investidos R$ 25 mil na troca de brinquedos de tora que estavam danificados, pintura geral da área e recuperação de trechos do deck de madeira. As equipes levaram três semanas para concluir a obra.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/07/04/206x137/1_praca_julio_mesquita_porto_alegre_foto_mateus_da_silva_dias___divulgacao___smsurb-9677291.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'62c301dac118d', 'cd_midia':9677291, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/07/04/praca_julio_mesquita_porto_alegre_foto_mateus_da_silva_dias___divulgacao___smsurb-9677291.jpg', 'ds_midia': 'Praça Júlio Mesquita em Porto Alegre. O local passou por revitalização, entregue na sexta (1/7) foto', 'ds_midia_credi': 'Mateus da Silva Dias/SMSUrb/Divulgação/JC', 'ds_midia_titlo': 'Praça Júlio Mesquita em Porto Alegre. O local passou por revitalização, entregue na sexta (1/7) foto', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '598', 'align': 'Left'}
As melhorias feitas na praça foram concluídas na sexta-feira, dia 1° de julho. Foto: Mateus da Silva Dias/SMSUrb/Divulgação /JC
A prefeitura foi avisada por um dos voluntários que cuida do local sobre o brinquedo estragado. O conserto do balanço, que é adaptado para receber cadeirantes, será realizado na manhã desta terça-feira. Nesta manhã, as áreas do brinquedo e de outros balanços estavam interditadas (foto abaixo). A placa que informa sobre o uso do brinquedo por pessoas com deficiência foi furtada e será recolocada nos próximos dias. Mesmo quando havia identificação, a reportagem do Jornal do Comércio flagrou, em ocasiões anteriores, crianças que não eram PCDs utilizando o balanço.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/07/04/206x137/1_lp_040722___balanco_praca__21_-9677279.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'62c2fd66c3e28', 'cd_midia':9677279, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2022/07/04/lp_040722___balanco_praca__21_-9677279.jpg', 'ds_midia': 'Fotos do balanço de cadeirantes quebrado da praça Júlio Mesquita ', 'ds_midia_credi': 'Luiza Prado/JC', 'ds_midia_titlo': 'Fotos do balanço de cadeirantes quebrado da praça Júlio Mesquita ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
A prefeitura lançou, no mês passado, uma campanha para conscientizar a população sobre os cuidados com a cidade. Os pedidos para reparos em praças podem ser feitos no 156+POA ou no telefone 156 e as denúncias de vandalismo no telefone 153.
Grande parte das revitalizações das praças é feita por empresas contratadas pela prefeitura, que executa serviços como recuperação de brinquedos, dos passeios, aplicação de saibro, pintura de bancos e mesas de jogos, além da substituição de telas nas quadras. As praças com pista de skate e aparelhos de ginástica ao ar livre também recebem melhorias. O trabalho de recuperação é feito pelas equipes próprias da prefeitura e também pelas contratadas. Só neste ano, foram reformadas 62 praças da Capital até o momento, contra 102 em 2021.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO