Velas e aromatizadores com cheiro de café e louças com arte autoral fazem parte do catálogo de produtos

Marca de Porto Alegre cria produtos com a temática de café e mira na experiência do cliente


Velas e aromatizadores com cheiro de café e louças com arte autoral fazem parte do catálogo de produtos

“Foi em uma viagem para tomar café em Curitiba e São Paulo”. Nesse momento, nasceu a ideia da Coffea, uma marca porto-alegrense com três pilares: café, arte e home. A loja é repleta de sentido para a publicitária Mariana Garcia, que promete ressignificar a relação das pessoas com a rotina a partir de experiências sensoriais e da necessidade de fazer "uma pausa" de vez em quando.Para isso, ela desenvolveu produtos exclusivos, como velas com cheiro de ”manhã” (uma mistura de aromas de café e baunilha), copos, pratos e canecas com artes autorais, panos de prato com releituras de obras famosas, como A criação de Adão (Michelangelo), só que na versão “mãos de mulheres aproximadas pelo copinho americano de café”, e demais utensílios para casa que buscam cativar os amantes de café pela atenção aos detalhes e pelas constantes novidades. Desde os primeiros produtos vendidos, a marca já participou de festivais de café e feiras de arte e moda, como a Le Marché Chic, que aconteceu no último domingo (23), no Cais Embarcadero.
“Foi em uma viagem para tomar café em Curitiba e São Paulo”. Nesse momento, nasceu a ideia da Coffea, uma marca porto-alegrense com três pilares: café, arte e home. A loja é repleta de sentido para a publicitária Mariana Garcia, que promete ressignificar a relação das pessoas com a rotina a partir de experiências sensoriais e da necessidade de fazer "uma pausa" de vez em quando.

Para isso, ela desenvolveu produtos exclusivos, como velas com cheiro de ”manhã” (uma mistura de aromas de café e baunilha), copos, pratos e canecas com artes autorais, panos de prato com releituras de obras famosas, como A criação de Adão (Michelangelo), só que na versão “mãos de mulheres aproximadas pelo copinho americano de café”, e demais utensílios para casa que buscam cativar os amantes de café pela atenção aos detalhes e pelas constantes novidades. Desde os primeiros produtos vendidos, a marca já participou de festivais de café e feiras de arte e moda, como a Le Marché Chic, que aconteceu no último domingo (23), no Cais Embarcadero.
ANDRESSA PUFAL/JC


Os detalhes que constituem o conceito da Coffea - nome científico do café - podem ser percebidos logo na entrada da casa de Mariana, onde todas as ideias ganham vida antes de pararem na casa dos clientes. Na parede, um lambe-lambe colorido com uma arte do colagista Marcos Coelho já anunciava, conforme revelou, os próximos passos da Coffea. Para onde quer que se olhe, há café e arte, nas máquinas de preparo especial na cozinha e nos livros espalhados pela mesinha de centro da sala.
"A marca é um reflexo da minha rotina e de quem sou, da minha casa. Tudo tem um sentido", ponderou. Os produtos são pensados, assim, no conceito, na embalagem, entrega e experiência, uma tendência no mercado de bens. "As cores das louças variam. Podem ser brancas e em vidro para remeter a água e a florada do cafezal, que fica toda branquinha e logo após, dá origem ao fruto. Nossos cartões de visita, por exemplo, são em formato de filtro de café e em cada sacola de produto vendido vão balas de café, spray com aroma de cappuccino e um mini produto para conhecer a marca, amostra de vela ou home spray", contou.


A loja também busca se diferenciar pela preocupação em reduzir os resíduos e dar um segundo uso aos produtos adquiridos. Um produto nunca é só um produto. “Você pode presentear quem ama com um cartão presente que, depois, se torna um quadro decorativo com tudo que há de bom: arte, café, afeto”, explicou.
O mesmo acontece com as velas aromáticas. Além do cheiro único que desperta sentidos diferentes em quem sente, quando a cera, feita de material vegetal e sustentável, termina, o recipiente que a guarda, um copo americano decorado com ilustrações originais da planta do café, pode ser utilizado para tomar a bebida, água ou até "aquela cervejinha nos dias quentes". E para quem deseja ter a vela novamente, tem refil.

Queremos transformar a casa e a rotina das pessoas em um lugar em que elas queiram estar, em um lugar que se sintam bem. Essa é a alma dos nossos produtos. Durante o isolamento por conta da Covid-19, vimos como as pessoas se voltaram para essa questão, mas construir rotinas de produtividade e de bem-estar é uma possibilidade que podemos levar adiante independentemente da pandemia”, refletiu.

Para tornar o desejo realidade, a Coffea também aposta na comunicação, trazendo conteúdos curiosos e relevantes sobre cafés nas redes sociais e proporcionando outras experiências, como playlists para manhãs frias e receitas únicas de café, por exemplo. Na nova campanha, 4 elementos, Mariana ressalta a importância de cada elemento  - ar, fogo, água e terra - para construir um ritual agradável. "Tudo começa pelos elementos. É preciso respeitar pausas. É o que que faz o café crescer na terra, passar por fogo, e com a água virar essa bebida rica na nossa xícara. Isso também tem tudo a ver com a cerâmica e com as experiências que queremos proporcionar: acender uma vela, tomar um café", disse.
Os produtos partem de R$ 14,90 e podem ser adquiridos através do e-commerce da marca (lojacoffea.com.br). 

Coffea pretende contribuir para o fomento de apreciadores de café na Capital

Mesmo com todos os itens voltados para decoração da casa e experiências criadas a partir dos produtos, a Coffea não para por aí. “A ideia é formarmos, a partir de nossos produtos, um público que, além de apreciador da rotina, também seja apreciador de café especial em Porto Alegre”.

Mariana explica que existem diversas formas de fazer o café e que o sabor do líquido depende de muitos fatores, como a qualidade do grão e o tipo de torra, a colheita e até mesmo a polinização do fruto. “Você sabia que a abelha, tão presente em nossos produtos, é muito importante para termos os grãos de cafés mais saborosos?”, questionou.

Ela também considera que ainda não consumimos o café da maneira mais especial que poderíamos. “Existem diferentes métodos de preparo, alguns, inclusive, brasileiros, que, se feitos da forma correta, trazem um sabor suave ao café, sem amargo, que dispensam doces ou acompanhamentos. Queremos construir esse hábito junto aos amantes de cafés da cidade”, finalizou.