Maicon Dias, CEO da Agência Gampi

Nativos digitais, os Zoomers preferem comprar online e usar tecnologias de pagamento móvel

A geração que vai pagar a conta do seu negócio

Maicon Dias, CEO da Agência Gampi

Nativos digitais, os Zoomers preferem comprar online e usar tecnologias de pagamento móvel

A geração Z, também conhecida como Zoomers, é o futuro da indústria de consumo e está transformando a forma como compramos produtos e serviços. Nascidos entre 1997 e 2021, os Zoomers são mais informados e conectados do que gerações anteriores, o que tem um impacto significativo em seu comportamento. Mas as empresas estão preparadas para se adequar a essas tendências?
Esta parcela da população valoriza experiências únicas e inesquecíveis, como viagens, eventos culturais e gastronômicos, em vez de posses materiais como símbolo de status. Durante esses momentos, essa geração adora compartilhar nas mídias sociais e, se ela for positiva, consequentemente estará promovendo gratuitamente o negócio, reforçando o senso de prova social e ajudando na construção da imagem da empresa. Não é à toa que muitos negócios estão focando no engajamento de experiência.
Eles também são mais propensos a se preocupar com questões ambientais e éticas e buscar por marcas responsáveis e transparentes. Mais do que nunca é importante as empresas entenderem que seu papel com a sociedade não é apenas ofertar um produto e serviço, mas sim realizar uma transformação positiva na vida das pessoas, entendendo seu contexto de atuação de forma mais ampla. Perceba que cerca de dois terços dos jovens no Brasil pesquisam sobre atuação das marcas antes de escolher produtos ou serviços. Então, é possível levar um produto ao cliente provocando menos impacto no meio ambiente? Uma marca consegue ser mais inclusiva nas contratações de colaboradores e na comunicação de marca? São algumas perguntas que a resposta é clara e direta: sim. Sai na frente quem já está realizando práticas como essas e comunicando-as aos clientes.
Nativos digitais, os Zoomers preferem comprar online e usar tecnologias de pagamento móvel. Portanto, as empresas precisam ter uma presença sólida online e oferecer opções de pagamento de acordo com o desejo de seus consumidores: pelo site, por apps, por pix, smartwatch, por assinaturas, entre vários outros formatos. Outro destaque é a preferência por comprar de pequenas empresas e negócios locais, criando um senso de comunidade e apoiando pessoas que fazem parte de seu dia a dia. Se você é um pequeno negócio local, é importante explorar essa tendência e usá-la para criar relações com a geração Z.
Em resumo, os adolescentes e jovens adultos da geração Z estão ditando o futuro do consumo e as empresas precisam estar atentas às suas tendências para continuarem relevantes para esse público. Pense sobre oferecer experiências únicas, ser transparente sobre suas práticas de negócio, ter presença online sólida e opções de pagamento móvel para se manter relevante para eles. Ainda há tempo de adotar estratégias para se aproximar desse público, aproveite.
 
ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC
Maicon Dias, CEO da Agência Gampi
Maicon Dias, CEO da Agência Gampi

Leia também

Deixe um comentário