Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics

É importante analisar constantemente quais são os players que entram e saem do nosso mercado

Como manter as vendas do e-commerce em alta após a volta do varejo presencial?

Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics

É importante analisar constantemente quais são os players que entram e saem do nosso mercado

Além da volta do comércio offline, o crescimento exponencial do e-commerce também trouxe consigo novos vendedores e mais oferta, variáveis que o tornam ainda mais competitivo. Neste novo cenário, é fundamental ter ferramentas que ajudem a melhorar as decisões estratégicas e a otimizar todo o processo de vendas no e-commerce, de forma a estar à altura dos desafios que surgem. Estas são algumas ações que consideramos necessárias para manter e estimular o crescimento das vendas online:
1 - Conheça e se alinhe com a demanda dos compradores
Cada comprador expressa sua necessidade através de determinadas palavras e elas expressam, em detalhes, as características dessa demanda. Um ranking das palavras mais buscadas por categoria em tempo real, por exemplo, é uma informação muito útil para saber o que os compradores estão dando prioridade hoje, onde existem oportunidades ou nichos de mercado não-atendidos e como podemos construir uma oferta alinhada a essas necessidades. Diferente do comércio offline, onde os tempos de ação costumam ser mais lentos, no canal digital podemos fazer as mudanças necessárias em questão de cliques e conseguir vender produtos que realmente se adaptem ao que os internautas procuram.
2 - Estude a oferta em detalhes
É importante ter uma visão geral do mercado online e como os mercados que vendemos se desenvolvem nele. Saber quais os produtos mais vendidos, quais as marcas, modelos e/ou características, ajuda a construir uma oferta estratégica sem desperdiçar recursos. Este estudo também permitirá perceber quais as estratégias incluídas na oferta, quais fazem a diferença com a opção offline e o que podemos aplicar ao nosso negócio: preços, envios grátis, apresentação do produto, descontos.
3 - Analise outros vendedores
Esta dica se conecta e retroalimenta a anterior. Estudar os produtos que são vendidos online implica conhecer em detalhes quem está por trás deles. Assim como acontece no mundo offline, no e-commerce não será a mesma coisa competir com vendedores comuns do que com lojas oficiais ou marcas.
Se queremos manter as vendas online de nossos produtos em alta, é importante analisar constantemente quais são os players que entram e saem do nosso mercado, quais são os produtos-estrela, táticas, preços e métricas mais importantes. Estes dados ajudarão a pensar estrategicamente decisões de negócios e se é conveniente ou não permanecer em determinadas categorias.
4 - Sempre leve em consideração a sazonalidade
A sazonalidade é uma grande aliada das vendas. Existem muitos produtos cuja demanda aumenta em determinada época do ano e, embora pareça óbvio, muitos vendedores de e-commerce esquecem dessa variável na hora de tomar suas decisões.
Familiarizar-se com os fluxos de oferta e demanda gerados pela sazonalidade ajuda a comprar os produtos que vamos vender, trabalhar seu posicionamento e todas as estratégias contra a concorrência, com antecedência. Dessa forma, o negócio estará em condições de receber o aumento de demanda que a temporada promete e atingir o maior percentual de vendas da categoria.
 
ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC
Juliana Vital, da Nubimetrics
Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics

Leia também

Deixe um comentário