Ana Meneguini, fundadora da ITM

Clientes são pessoas que podem se tornar advogados e embaixadores da sua marca

Como fazer sua marca se destacar da concorrência

Ana Meneguini, fundadora da ITM

Clientes são pessoas que podem se tornar advogados e embaixadores da sua marca

Se tem uma dúvida recorrente na cabeça de muitos empreendedores e líderes de negócios certamente é "como destacar minha marca?". A pergunta por trás da pergunta em geral se desdobra em duas: como vender mais e como fidelizar melhor meu cliente?
Essas são as dores, mas a solução está na marca. Marcas fortes atraem mais. Marcas fortes engajam e convergem mais. Marcas fortes duram por mais tempo. Por isso, vivem um ciclo virtuoso. E como tornar sua marca forte? Como destacá-la da concorrência?
Cuidado da tríade PBR - People, Branding, Revenue. People, em inglês, quer dizer, pessoas, branding, marca, revenue, receita. Parece óbvio, mas não é: a marca é o alicerce sobre o qual a receita se constrói. Você pode estar se perguntando "mas eu só queria vender mais". Explico: pessoas são a matéria prima sobre a qual a marca se alicerça. São as pessoas que executam as entregas que transformam suas promessas de marca em tangíveis que são usufruídos pelo mercado consumidor, gerando receita.
Se você não cuida das pessoas, não dá a elas um norte claro, uma estratégia clara, seus números vão denunciar dispersão de energia e perda de oportunidade. E isso tudo impacta negativamente a geração de novas vendas.
Foque nas pessoas. Alicerce sua marca nelas. Deixe que elas façam seu trabalho, inspire-as a impactarem a economia, a se envolverem com a comunidade que se interessa e que precisa da sua solução, e aí colha rentabilidade sustentável. Porque pessoas autênticas formam times fortes, que advogam pela sua marca porque se identificam legitimamente com a mudança que ela faz, e suportam as intempéries do mercado e as volatilidades do cotidiano - se, é claro, sua marca for de verdade verdadeira.
Uma vez que as pessoas estejam bem direcionadas, é hora de olhar para o mercado e entender: "o que o meu concorrente faz melhor que eu?" - Uma pergunta que, quando bem elaborada, pode trazer inovação no seu jeito de oferecer seu produto ou serviço. E novas oportunidades de se comunicar melhor e vender mais.
Retorne para as pessoas! Seus clientes. Clientes são pessoas que podem se tornar advogados e embaixadores da sua marca. É possível co-criar com seus clientes? Não perca a oportunidade. O senso de comunidade é o novo cartão fidelidade. Abrace essa causa. Pessoas, marca e receita: três elementos voláteis, orgânicos, mutáveis. E exatamente por isso, belos, desafiadores, apaixonantes.
É possível fazer algum tipo de sucesso cuidando apenas de um? Sim, claro. Este sucesso é sustentável a longo prazo? Não, com certeza não.
 
ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC
Ana Meneguini, fundadora da ITM
Ana Meneguini, fundadora da ITM

Leia também

Deixe um comentário