Manoela Benetti, Presidente Executiva do Núcleo de Empresas Juniores de Porto Alegre (NEJ POA).

É possível formar bons líderes

Derrubar crenças limitantes é essencial na formação de jovens empreendedores

Manoela Benetti, Presidente Executiva do Núcleo de Empresas Juniores de Porto Alegre (NEJ POA).

É possível formar bons líderes

 Crenças limitantes são reconhecidas como pensamentos impositivos, desenvolvidos durante nossa infância, que, ao longo de nossa vida, são tomados por nós como verdades.
Elas influenciam em nossa personalidade e sugestionam nossos pensamentos e comportamentos.
Considera-se que todos nós temos três crenças primárias. O "ser", a crença de identidade. O "fazer", a crença de capacidade. E o "ter", a crença do merecimento.
A primeira delas consiste no que você acredita ser, por meio dos seus valores. Portanto, exercitar o autoconhecimento é essencial para estar mais alinhado com propósitos e saber reconhecer, de fato, seu valor.
A segunda faz referência à sua crença naquilo que você é capaz. E enxergar, de forma, mais clara, toda a sua capacidade, será fundamental para você entender como pode alcançar o que necessita para ser pleno.
A terceira é influenciada pelas anteriores. É a crença sobre o que você merece. É fundamental para um processo de desenvolvimento pessoal e profissional. E ela será o mais fiel a você, quanto melhor compreender quem é e reconhecer o que é capaz.
Na formação de um líder, localizá-las e trabalhar para entendê-las e mudá-las, se elas o limitam, é imprescindível. No desenvolvimento de empreendedores e empresários, elas são acusadas, muitas vezes, por ansiedade. E os limitam a seguir. Sejam elas aspectos subjetivos ou externos, cujo risco escapa ao controle.
Estudar e exercitar a liderança, na prática, pode ser uma estratégia promissora para vencer crenças limitantes.
Ponderar tipos de ações que líderes tomam e como eles contornam obstáculos e ainda engajam enquanto acompanham o desempenho de seu time é um desses exercícios.
Um dos grandes aprendizados, enquanto empreendedor e líder do seu negócio, é que os resultados falam mais do que a estratégia.
Na prática, é preciso, por exemplo, considerar que haverá sempre um risco que não podemos controlar ou uma previsão que estará errada.
Mas se nos vemos como líderes, compreendemos que tais obstáculos não nos definem de verdade.
E, sim, como os superamos, junto ao nosso time.
 
ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC
Manoela Benetti, presidente do  Núcleo das Empresas Juniores de Porto Alegre e Região
Manoela Benetti, Presidente Executiva do Núcleo de Empresas Juniores de Porto Alegre (NEJ POA).

Leia também

Deixe um comentário