Rafael Terra, especialista em Marketing Digital e Redes Sociais, @jcgeracaoe

Entenda as seis grandes mudanças na plataforma e o que o seu negócio deve fazer para se adaptar

Saiba o que fazer com as novas ferramentas do Instagram

Rafael Terra, especialista em Marketing Digital e Redes Sociais

Entenda as seis grandes mudanças na plataforma e o que o seu negócio deve fazer para se adaptar

1 - FOCO NOS REELS
Você deve ter visto que tivemos muitas mudanças nos últimos meses nos Reels. Entre elas: duração de 90 segundos, possibilidade de importar seus próprios áudios e as figurinhas interativas. Tudo isso é para bater de frente com o seu principal concorrente, o app chinês que começa com T. Mas não apenas isso, estamos vivendo a cultura do looping, onde o que domina são vídeos curtos, com velocidade e alto poder de engajamento. Em outras palavras: viciantes mesmo, onde é impossível assistir apenas um.
O QUE FAZER?
Sua marca deve começar a construir uma narrativa em vídeos curtos que seja guiada pelos áudios do momento, que tenham velocidade e que despertem o interesse do público nos primeiros segundos.
Tudo isso, claro, sem nunca perder de vista o mais importante: algo que seja relevante para o seu nicho. Viralizar por viralizar é como sortear Iphone: vai atrair muita gente, mas nem todo mundo é seu cliente.
2 - DIMINUIÇÃO DO ALCANCE NOS STORIES
A Meta iniciou um teste que altera o modelo de visualização de stories para as contas que publicam muitos conteúdos neste formato. Nos últimos dias, alguns stories começaram a ser 'escondidos' dos seguidores, que precisam habilitar manualmente a exibição das demais publicações feitas pelo perfil por meio do botão "Mostrar tudo", caso contrário, não assistirão aos posts.!
O QUE FAZER?
Poste de forma estratégica. Pense num storytelling com no máximo cinco stories por vez. Aposte sempre em conteúdos que o seu seguidor possa reagir ao seu conteúdo. Deixar de vez em quando sua bolinha vazia fará com que o algoritmo respire e sua audiência também. Quando for lançar novos stories, a entrega será mais consistente. Se você está postando algo que realmente merece ser visto nos stories: faça uma chamada no feed, local que tem sete vezes mais alcance. Capriche sempre no primeiro storie do dia. É ele que puxará o alcance dos demais.
3 - FEED EM TELA CHEIA
A mudança visual está sendo liberada para mais pessoas.
O QUE FAZER?
Lembre que a atualização quer deixar tudo com a cara de reels. E a resolução ideal para este formato é de 1080x1920 pixels, ou a proporção 9:16; O fundo da publicação é aplicado de forma automática usando a cor predominante do post. Sendo assim, pense bem na cor que irá usar. A legenda aparecerá na cor branca. E, por exemplo, usar o fundo branco nos cards pode gerar uma dificuldade de leitura.
4 - TUDO NA PRÓPRIA PLATAFORMA
O Instagram está numa busca de ser completão. Teremos cada vez menos dependência de ferramentas externas. Entre as futuras inovações, está a possibilidade de incluirmos vários links na bio - tipo o Linktree - e até repostarmos uma publicação no nosso feed direto da plataforma.
O QUE FAZER?
Usá-las. Simples assim. Quando a rede social lança uma inovação ela quer que você use. E valoriza isso com um bom alcance.
5 - O METAVERSO E OS NFTs
Não é novidade que o Metaverso e tudo que ele engloba é a maior tendência dos últimos tempos. E, obviamente, o Instagram não ficará fora desta e sua maior aposta é a entrada de vez no mundo dos NFTs. A plataforma está trabalhando para permitir que entusiastas de NFTs exibam suas coleções. A ideia é que os usuários consigam interagir com os tokens.
O QUE FAZER?
Como ainda não está liberado a todos, comece criando o seu AVATAR NO INSTAGRAM.
Veja o passo a passo:
1 - Vá nas "configurações" do Instagram;
2 - Encontre a opção "conta" e vá até "avatar";
3 - Construa seu avatar configurando as característcias.
6 - ASSINATURAS PAGAS DE CONTEÚDO
Alguns creators brasileiros já estão recebendo esta possibilidade de COBRAR POR CONTEÚDO EXCLUSIVO!
O recurso identificará seguidores assinantes a partir de um selo que será visto pelo criador em mensagens e publicações. Os pagantes terão acesso a Stories e Lives exclusivas, as quais serão diferenciadas no feed a partir de um novo esquema de cores. E o pagamento será mensal, tipo Netflix, e o criador terá a opção de escolher quanto quer receber!
 
O QUE FAZER?
Pense no seu modelo de conteúdo pago desde já. Não é novidade que quem entra primeiro na "onda" cresce mais rápido. Ou seja: seja o primeiro do seu nicho a desenvolver um infoproduto especial para a plataforma.
 
LUIZA PRADO/JC
Curso de empreendedorismo do GeraçãoE
Na foto: Rafael Terra
Rafael Terra, especialista em Marketing Digital e Redes Sociais, @jcgeracaoe

Leia também

Deixe um comentário