O Grêmio tem um sério problema na temporada 2022 em relação à falta de ofensividade apresentada pelo time quando joga longe da Arena. Apesar de bons resultados, dos 37 pontos na tabela e do atual 4º lugar da Série B, o grupo segue com dificuldades de criação no ataque. O Imortal tem 21 gols em 21 partidas, ou seja, um gol por jogo. Diego Souza tem participação em mais da metade deles e é vice-artilheiro da segunda divisão, tendo marcado 10 gols e assistido 2.
O desempenho da equipe é muito bom em casa, marca gols, avança as linhas de marcação, propõe o jogo e age de maneira ofensiva, como é esperado do time mandante, por isso, o Tricolor venceu os últimos 6 jogos dentro da Arena. Entretanto, o grupo é passivo quando joga como visitante. Com as linhas recuadas, Diego Souza recebe poucas oportunidades dentro da área, então participa pouco dos ataques, mas também não ajuda na marcação-pressão, ou seja, torna-se um atleta sem função dentro de campo.
Fator que levou o time a empatar os últimos 8 jogos fora de casa.
O centroavante de 37 anos já tem o físico desgastado e não consegue correr para acompanhar os contra-ataques armados por Roger Machado. Sem o atacante central, o ponta não tem opção de cruzamento e fica sozinho nas jogadas em velocidade. Além da idade, Diego Souza teve lesões graves em 2022. Até agora, o atacante foi titular em 18 partidas das 21 rodadas na Série B.
O problema é que não há substituição para Diego Souza. O centroavante chinês Elkeson estava afastado por causa da lesão na coxa esquerda e está em estado final de recuperação. Elias Manoel, vice-artilheiro do Gaúchão, acabou não tendo sucesso durante a Série B e foi emprestado até o fim da temporada ao New York Redbulls, dos Estados Unidos.
Nos últimos 8 jogos fora de casa, o Grêmio marcou apenas três gols, e um deles foi de Diego Souza. A inefetividade do ataque Tricolor fora de casa faz parecer que o atleta é um fardo para o time, pois os torcedores o veem parado e fora do jogo. Apesar de verdadeiro, esse cenário só ocorre por causa da estratégia deRoger, que adota um modelo conservador fora da Arena.