Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coronavirus

- Publicada em 13 de Maio de 2021 às 15:15

Atraso da 2ª dose da Coronavac compromete a proteção da 1ª dose?

Entre os mais de 161 milhões de vacinados, 144,3 milhões receberam a segunda dose

Entre os mais de 161 milhões de vacinados, 144,3 milhões receberam a segunda dose


CRISTINE ROCHOL/PMPA/JC
Patrícia Comunello
Com o desembarque quase a conta gotas da vacina Coronavac no Rio Grande do Sul, quem espera pela segunda dose (D2), cerca de 370 mil pessoas, busca respostas para uma pergunta: a demora na aplicação da D2 pode comprometer o efeito (proteção) da primeira (D1) vacina recebida?
Com o desembarque quase a conta gotas da vacina Coronavac no Rio Grande do Sul, quem espera pela segunda dose (D2), cerca de 370 mil pessoas, busca respostas para uma pergunta: a demora na aplicação da D2 pode comprometer o efeito (proteção) da primeira (D1) vacina recebida?
"Que há prejuízo, há", afirma o infectologista do Hospital Moinhos de Vento, Paulo Gewehr, tentando esclarecer o impacto do intervalo maior que o previsto entre a D1 e a D2 e que está na bula do imunizante. O intervalo é de 21 a 28 dias. A Coronavac tem eficácia de 50,4%, após as duas doses, de 78% para casos leves de Covid-19 e 100% para casos moderados e graves.
O infectologista explica que a dificuldade de assegurar que vai ter proteção na primeira aplicação, mesmo com o atraso da segunda, deve-se a uma razão bem simples: não há estudos sobre a eficáca da primeira dose da Coronavac.
Já de outras, como Pfizer e Oxford, que já estão sendo ofertadas e têm duas doses, já foram feitas pesquisas indicando efeito. No caso da Oxford, Gewehr lembra que houve a ampliação de intervalo, passando da aplicação de 21 a 28 dias para três meses devido à proteção da D1.   
"Não há estudo que dê sustentação para dizer que não tem problema (atraso na D1 da Coronavac)", afirma Gewehr. Não quer dizer que a demora implique em perda de efeito, mas a resposta segura sobre isso apenas com acompanhamento de casos, amplia o médico do Moinhos de Vento.
Gewehr reforça que, diante de uma resposta menor ou mesmo da incerteza sobre como será a proteção após a segunda dose para completar a ação do imunizante, é preciso garantir a D2 para quem fez a D1. O médico critica a oferta de lotes para a primeira dose a grupos no Rio Grande do Sul, quando se sabia que haveria a demanda de quem já havia sido vacinado. A conduta do Estado e de municípios foi incentivada por orientação do Ministério da Saúde.

Segunda dose da Coronavac em ritmo de conta gotas   

Desde que se instalou o atraso, apenas 63 mil imunizantes produzidos pelo Instituto Butantan foram entregues. Problemas no fornecimento do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), que é importado da China, vêm gerando a interrupção na produção e regularidade no fornecimento. A situação deve se manter, avisou o instituto. 
No Estado, houve interrupção da aplicação. Antes chegou a ocorrer confusão em filas para drive-thrus e descontentamento de quem buscou a dose. Porto Alegre tinha, no começo da semana, mais de 70 mil pessoas aguardando a D2. 
Nesta quinta-feira (13), lote com 129 mil doses desembarca em Porto Alegre para serem distribuídas depois às localidades. Na segunda-feira (10), o Butantan entregou 2 milhões de doses ao Ministério da Saúde e nessa quarta-feira (12) repassaria mais 1 milhão, totalizando 3 milhões de unidades.
O infectologista lembra que o mundo está em uma corrida contra o tempo para frear a circulação do novo coronavírus. "Para impedir a probabilidade ao acaso de aparecer uma nova mutação resistente às vacinas e se perca tudo que foi feito e se comece uma nova fase da pandemia", explica.
Outro alerta do médico é de um relaxamento de medidas de cuidado. Como a proteção não é 100%, parte da população não terá imunização. "Muitas pessoas imaginam que por receberem a vacina estarão protegidas e a pandemia acabou. Mas não acabou", avisa. os cuidados com uso de máscara, não fazer aglomeração e manter o distanciamento devem continuar. 
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/05/13/206x137/1_foto_dr__paulo_gewehr-9315642.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'609d7a511e3e8', 'cd_midia':9315642, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/05/13/foto_dr__paulo_gewehr-9315642.jpg', 'ds_midia': 'Saúde - infectologia - Infectologista do Hospital Moinhos de Vento , Paulo Gewehr - pandemia - vacinas - imunização -  ', 'ds_midia_credi': 'HOSPITAL MOINHOS DE VENTO/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Saúde - infectologia - Infectologista do Hospital Moinhos de Vento , Paulo Gewehr - pandemia - vacinas - imunização -  ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Infectologista alerta para impactos do atraso na adesão das pessoas à campanha. Foto: Hospital Moinhos de Vento/Divulgação/JC 
"Precisamos que o máximo de pessoas sejam vacinadas no menor tempo possível para que a circulação do vírus caia mais rápido", resume o infectologista. Condição que está diretamente atrelada ao volume da oferta e regularidade de entregas de imunizantes. 
"Quando temos várias pessoas vacinadas ao redor conseguimos erguer um muro de isolamento para que não se contaminem. Isso é o que se chama de proteção indireta ou imunidade de rebanho", conceitua o especialista. 

Como é o esquema de duas doses de uma vacina

O infectologista é bem didático ao mostrar a relação entre as duas doses, que são ministradas porque seguem os testes de uso e seus efeitos na busca da imunização e resposta celular do organismo.  
"Quando utilizo uma dose, é como se fosse uma escada com dois degraus que preciso subir. Subi um degrau. Posso ter ganhado alguma proteção? Poder pode, mas não sabemos muitas vezes a eficácia de uma dose e sobre a duração dessa proteção", reforça o especialista. 
"Só podemos afirmar após as duas doses, que são os dados dos estudos realizados." Na vida real, se as pessoas não receberam a dose que falta no tempo indicado pode implicar que elas estarão menos protegidas e mais expostas a riscos de contaminação ou de contágio pela Covid-19. 
O atraso de doses pode gerar dúvidas e desconfiança na população, o que não é nada bom para uma campanha em plena pandemia, adverte o infectologista. A pessoa que fez uma dose e não sabe quando receberá a segunda começa a duvidar da proteção - que é a pergunta mais recorrente agora -, e quem não foi vacinado pode ficar resistente em responder ao chamado da rede de saúde. 
"É o que chamamos de hesitação vacinal: as doses estão disponíveis, mas os pacientes não vão atrás para receber", descreve Gewehr. 
O infectologista defende que a comunicação precisa ser clara sobre o papel da vacina e sua ação. Além disso, a população deve ser incentivada a buscar informação com profissionais de saúde que devem estar também atualizados sobre os imunizantes. 
Outro aspecto que Gewehr acredita que pode ser mellhorado é a organização sobre os grupos que vão receber as doses, com uma ordem clara sobre quando buscar as doses. E, claro: "Não pode criar expectativa de chamar a população e não ter a vacina no posto. Isso abala a confiança".
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO