Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Tributos

- Publicada em 22 de Setembro de 2022 às 17:56

Receita abre consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física 2022 nesta sexta

O pagamento é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda

O pagamento é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda


Marcello Casal Jr/Agência Brasil/DIVULGAÇÃO/CIDADES
A Receita Federal abre a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) a partir das 10 horas desta sexta-feira (23). Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.
A Receita Federal abre a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) a partir das 10 horas desta sexta-feira (23). Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.
No Brasil, o crédito bancário para 1.220.501 contribuintes será realizado no dia 30 de setembro, no valor total de R$ 1,9 bilhão. Desse total, R$ 221.130.324,62 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo 5.201 contribuintes idosos acima de 80 anos, 36.492 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.247 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 15.378 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 1.159.183 contribuintes não prioritários.
Para consultar se a restituição está disponível, é preciso acessar o site da Receita Federal, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Caso existam pendências na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações. 
A Receita também disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
O pagamento é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Malha em números

A Receita Federal recebeu 38.188.642 declarações do IRPF 2022, ano-base 2021, entre março e setembro de 2022. Destas, 1.032.279 declarações foram retidas em malha. Esse número representa 2,7% do total de documentos entregues. São 811.782 declarações com Imposto a Restituir (IAR), representando 78,6% do total em malha; 198.541 declarações, ou 19,2% do total em malha, com Imposto a Pagar (IAP) e 21.956, com saldo zero, representando 2,1% do total em malha. 
Principais motivos: 
  • 41,9% - Omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (de titulares e dependentes declarados);
  • 28,6% - Deduções da base de cálculo (principal motivo de dedução - despesas médicas);
  • 21,9% - Divergências no valor de IRRF entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física - entre outros, falta de informação do beneficiário em Dirf, e divergência entre o valor informado entre a DIRPF e a Dirf.
Já os outros 7,6% são motivados por deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e/ ou imposto complementar.

Números da malha no RS:

No Rio Grande do Sul, foram transmitidas 2.674.326 declarações de Imposto de Renda Pessoa Física em 2022, das quais 64.082 caíram em malha, o que corresponde a 2,4% do total. Desse montante, 13.913 declarações possuem valores a pagar e 48.974 têm direito à restituição.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO